Bate-papo será realizado no próximo dia 3 de setembro, a partir das 19 horas – Divulgação

A Rede de Educação Básica do Sesi de Mato Grosso do Sul saiu na frente e, em 2019, foi a primeira escola particular sul-mato-grossense a oferecer, na unidade de Campo Grande (MS), o Novo Ensino Médio. Agora, é a vez da novidade ser discutida em Três Lagoas (MS) durante o bate-papo “Vamos Falar de Educação”, que será realizado no próximo dia 3 de setembro, a partir das 19 horas, na Escola do Sesi da maior cidade da costa leste do Estado.

No evento, explica a gerente de educação do Sesi, Simone Figueiredo, pais de toda a comunidade e demais interessados em entender melhor como funciona a proposta do novo Ensino Médio serão apresentados ao formato pioneiro no município. “Nosso objetivo é promover uma interação entre o que a escola se propõe a oferecer e o que a família busca e, desta forma, pensar no melhor formato de ensino possível, que atenda aos anseios do estudante do Ensino Médio”, afirmou.

Referência nacional

Quem vai conduzir a apresentação é a equipe pedagógica do Senai de Pompeia (SP), cuja metodologia servirá de diretriz para embasar o projeto da Escola do Sesi de Três Lagoas, que prevê a possibilidade de o aluno cursar o Ensino Médio com itinerário formativo e/ou integrado ao Ensino Técnico do Senai. No interior paulista, a instituição, que já trabalhava com esse modelo equivalente ao formato do Novo Ensino Médio antes mesmo de ele receber esse nome e ser proposto pelo MEC (Ministério da Educação), é considerada referência nacional no assunto.

Por lá, entre as propostas pedagógicas estão o Profound Learning, além de outras fundamentações teórico-metodológicas, como pedagogia centrada no aluno, teoria das inteligências múltiplas, ensino híbrido, aprendizagem baseada em problemas, e outras fundamentações socioconstrutivistas. “A ideia do nosso evento é mostrar para os pais, alunos e comunidade em geral o Novo Ensino Médio da Escola do Sesi, que visa trazer uma inovação no modelo de ensino de forma que seja mais atraente para os alunos, juntando matérias por meio de situações problema. Isto torna o ensino mais fácil para o aluno e com melhores resultados de aprendizado”, finalizou o gerente do Sesi de Três Lagoas, Fernando Rodrigues.

Novo Ensino Médio

A implantação de um novo modelo para o Ensino Médio foi proposta pelo Ministério da Educação, definindo uma nova organização curricular, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para estudantes de todas as escolas brasileiras, aproximando-as da realidade dos estudantes de hoje e considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Atualmente, cada Estado da Federação é responsável por conduzir o processo junto às instituições de ensino, por meio dos conselhos estaduais de educação.

O bate-papo “Você Sabe o Que é o Novo Ensino Médio? – Vamos falar de Educação” é um evento gratuito e aberto a toda comunidade de Três Lagoas. Para participar, bastar se dirigir até a Escola do Sesi, que fica na Rua Angelina Tebet, 807, no Bairro Santa Luzia, no próximo dia 3 de setembro, a partir das 19 horas.