Em outra categoria, unidade escolar ficou em 2º lugar no Fetran 

Maribel e a família fantasma, encenada pelo grupo teatral da Escola Municipal Rui Barbosa venceu o Fetran, Categoria Infantil, em Amambai – Divulgação

A peça Maribel e a família fantasma, encenada pelo grupo teatral da Escola Municipal Rui Barbosa, de Caarapó, foi a grande campeã da Categoria Infantil do Festival Estudantil de Teatro para o Trânsito (Fetran), Fase Regional, realizada na cidade de Amambai, no último dia 26. No mesmo evento, a unidade escolar ficou em segundo lugar na Categoria Infanto-juvenil com a peça Amarelo.

Maribel e a família fantasma, campeã na sua categoria, foi escrita e dirigida pela professora Samara de Jesus Felício e encenada pelos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com a colaboração da coordenadora Ana Paula Barros Costa (figurino), professora Aline Maria de Santana (maquiagem) e apoio logístico da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó (Semeec), por meio da coordenadora Edna Sanada Araújo.

A segunda colocada na categoria de que participou (Infanto-juvenil) – Amarelo -foi escrita e dirigida pelo professor Michel Gil Coronel e encenada pelos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com a colaboração da professora Lucileny Coronel (Maquiagem), Gabriel da Silva (Cenário) e apoio logístico da coordenadora da Semeec, Edna Sanada Araújo.

O Projeto Fetran Teatro foi criado no ano de 2004 pela Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso com o objetivo de abordar as questões relativas ao comportamento humano no trânsito, por meio das artes cênicas. É desenvolvido através de parcerias, como o Detran-MS, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Agetran e prefeituras, por intermédio das secretarias municipais de Educação, e é disputado categorias Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil.

As apresentações são divididas em seis regiões e Caarapó concorreu com a Região 4 – Conisul, com os municípios de Amambaí, Laguna Carapã, Naviraí, Mundo Novo, Ponta Porã e Sete Quedas.

A participação de Caarapó no projeto ocorre mediante parceria entre a PRF e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, através da Escola Municipal Rui Barbosa, e destina-se a estudantes regularmente matriculados no sistema regular de ensino das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, das modalidades EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e projetos sociais.

Com a conquista do 1º lugar, a Peça Maribel e a família fantasma irá representar o município de Caarapó na fase estadual do Fetran, em Campo Grande, no fim do próximo mês de outubro.

Diante do resultado do festival, a secretária de Educação de Caarapó, Ieda Maria Marran, disse que é muito gratificante ver o brilho nos olhos dos estudantes. “Posso constatar a qualidade do trabalho dos nossos professores responsáveis, a atuação dos grupos teatrais nas peças apresentadas. Tudo feito com muito amor e carinho em cada detalhe do figurino e do cenário, como pude presenciar o festival na etapa regional no município de Amambai”, ressaltando a importância da Administração Municipal no sentido de apoiar ações da educação que promovem a formação artística, cultural e cidadã dos educandos da rede municipal de ensino.

Já o prefeito André Nezzi (PSDB) parabenizou os estudantes que participaram do festival, reafirmando o compromisso da gestão em apoiar os grupos de teatro, “que souberam colocar o nome de Caarapó nos dois lugares mais altos do festival, divulgando, de forma tão brilhante, o nome do município no cenário cultural da região sul do Estado de Mato Grosso do Sul”.