Home Educação

Equipe de robótica da Escola do Sesi de Dourados levará “tijolo adaptado” a torneio no Espírito Santo

Alunos em visita à uma obra em Doirados – Assessoria

Com o tema “City Shaper”, que dá aos estudantes o poder de ajudar a construir cidades cada vez melhores, a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que será disputada em Vitória (ES), dias 14 e 15 de fevereiro, terá a participação da equipe de robótica “MegaMente”, formada por alunos da Escola do Sesi de Dourados. Os estudantes levarão para a competição o projeto de um novo modelo de bloco modular, semelhante ao formato de um tijolo de oito furos.

Formada pelos alunos Yasmin Fidelis, 2° ano do Ensino Médio, Heitor Borges, 9° ano do Ensino Fundamental, João Gabriel Lira, 7° ano do Ensino Fundamental, Gustavo Godoy, 2° ano do Ensino Médio, e Maria Eduarda Kuhn, 9° ano do Ensino Fundamental, a equipe “MegaMente” denominou o projeto de B.Hi.M (Bloco Híbrido Modular), que tem como objetivo reduzir o custo na construção civil e tem um viés sustentável.

“O bloco de tijolo é hibrido, uma junção do tijolo de oito furos e o bloco modular, que já existe. Porém, a ideia é baratear o custo, já que os blocos modulares existentes no mercado têm um valor elevado, encarecendo o custo da obra. Uma construção que utilizar o Bloco Híbrido Modular terá uma economia, pois não precisará quebrar a parede para passar a tubulação de fios, evitará assim desperdício de material”, explicou o técnico da equipe Wesley Coelho, que é professor da disciplina de Física na Escola do Sesi de Dourados.

Wesley Coelho completa que outro ponto é minimizar o impacto ambiental porque, hoje, a construção civil gera uma grande quantidade de resíduos que são despejados na natureza. “Os estudantes tiveram a possibilidade de aliarem os conhecimentos técnicos e o crescimento pessoal em uma mesma experiência”, pontuou.

Preparativos

Ele acrescenta que, além de desenvolver o projeto de inovação e o robô para resolver as missões, os alunos também vão compartilhar todo o conhecimento e praticar o core values, que são os valores do torneio. “A metodologia Steam, adotada pelo Sesi, vem justamente ao encontro ao que trabalhamos com o time de robótica”, analisou.

Integrante dos projetos de robótica desde 2018, o aluno Heitor Borges Cassuci, 13 anos, conta que iniciou no grupo da OBR (Olímpiada Brasileira de Robótica) e agora faz parte da equipe “MegaMente”, que irá disputar o FLL. “Eu estou aprendendo bastante e gostando muito de participar dessa equipe. Espero no torneio me divertir, aprender bastante e compartilhar”, declarou.

Já a aluna Maria Eduarda da Silva Kuhn, 13 anos, está ansiosa para participar do FLL. “Estou muito confiante no projeto, no nosso robô e no core values. Vamos tentar creditar ao máximo nesse torneio”.

A diretora da Escola do Sesi de Dourados, Sibele Garcia e Silva, comenta que toda a equipe pedagógica está confiante e na torcida para que os alunos representem a instituição de forma brilhante. “Penso que é muito importante para os alunos da nossa. Participar desse tornei reafirma o nosso compromisso com a robótica. Somos pioneiros e nossos competidores desenvolveram de forma inteligente um projeto de pesquisa. Foi necessário um planejamento e muita criatividade para desenvolver algo que venha a melhorar a vida das pessoas. Esse é o objetivo maior do torneio”, declarou.

O torneio

O Torneio de Robótica First Lego League, que faz parte de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar por meio de atividades lúdicas, desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

Os temas são diferentes a cada temporada e, neste ano, os times terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios. Podem participar estudantes de 9 a 16 anos de idade, de escolas públicas e particulares. Cada equipe pode ter de 2 a 10 competidores, com dois treinadores adultos. Ao todo são 100 equipes competindo.

Os alunos precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.