Equipe Cyber Water é grande campeã do Torneio Interclasse da Escola do Sesi de Três Lagoas

A equipe Cyber Water, dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi a grande campeã da 4ª edição do Torneio Interclasse de Robótica da Escola do Sesi de Três Lagoas iniciado na sexta-feira (18/08) e encerrado neste sábado (19/08). A competição reuniu 12 times formadas por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e faz parte do torneio promovido anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul, que começou no dia 12 de agosto pela Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e termina no próximo dia 30 de setembro na Escola do Sesi de Maracaju, sendo um aquecimento para que os alunos possam se preparar para competições nacionais e internacionais de robótica da FLL (First Lego League).

A Cyber Water venceu as categorias Missões, Torcida e Projeto de Pesquisa, tornando-se a grande campeã, enquanto nas categorias Core Values e Disign do Robô a equipe vencedora foi Hidrolego formada por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Na sexta-feira, as equipes apresentaram os projetos de pesquisa e o design dos robôs, enquanto neste sábado os alunos participaram da competição de mesa em que os robôs desenvolvidos tiveram de cumprir as provas em um tempo cronometrado.

Segundo a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, neste ano o tema proposto pela FLL é “Hydro Dinamics: O que poderia se tornar possível quando compreendemos o que acontece com a nossa água?”. “O torneio tem como objetivo apresentar, de forma divertida, os estudantes ao mundo da ciência e da tecnologia por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia Lego Mindstorms NXT”, detalhou.

Ela destaca que as 12 equipes, sob a orientação de professores mentores, desenvolveram Projetos de Pesquisa buscando uma solução inovadora para a problemática da água. Eles também foram avaliados no Core Values, em que foram submetidos a uma atividade em grupo em que os juízes analisaram se os valores do torneio foram contemplados – trabalho em equipe, competição amigável e aprender divertindo-se.

Na categoria Design do Robô, os alunos criaram seus robôs para realizarem as missões do tapete do torneio em que foram avaliados desenho mecânico, estratégia e inovação na programação. O Desafio do Robô foi a categoria em que os robôs são projetados e programados pelos membros da equipe para executarem uma série de tarefas, ou missões, durante partidas de 2 minutos e 30 segundos em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada.

As 12 equipes da Escola do Sesi de Três Lagoas que participaram do interclasse foram Water Lego (6º ano A), Water Life (6º ano B), H2LEGO (6º ano C), The King Lego (6º ano B1), Water Defenders (7º ano A), Water Tech (7º ano B), Electrophorus (7º ano C), Hidrolego (8º ano), HidrO2 (8º ano B), Aqua Team (8º ano C), Hidrogenius (9º ano A) e Cyber Water (9º ano B). Os alunos vencedores foram premiados com medalhas e as equipes destaque foram contempladas com um certificado de reconhecimento na categoria premiada (Pesquisa, Core Values, Design Robô ou Desafio do Robô).

“Esse torneio é muito importante porque estimular a pesquisa, desenvolver conhecimentos tecnológicos e científicos por meio da robótica para o desenvolvimento de competências e atitudes não só mundo do trabalho, mas também nos demais âmbitos da vida como trabalhar em equipe, resolver problemas e encontrar soluções inovadoras, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Temos percebido que, a cada ano, os trabalhos de pesquisa estão sendo aprimorados e os alunos se dedicado cada vez mais para garantir uma boa performance, o que nos deixa orgulhosos”, finalizou a diretora.

“Hoje eu achei que foi um dia muito legal e educativo. O Torneio de Robótica ajuda a trabalhar em grupo e isso é uma experiência única. Eu quero muito que minha equipe ganhe, mas se nós não ganharmos valeu muito essa experiência”, disse a estudante Letícia Nunes Bertoi, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental.

A aluna Caterine Helena, de 14 anos, disse que ficou muito ansiosa com a competição. “Estava aguardando minha vez para apresentar o meu projeto, que é usar aguapés, uma planta aquática, para despoluir a lagoa maior”, explicou. Para a aluna Natalia Yumi, de 14 anos e da mesma equipe, participar da competição contribuiu para que ela tivesse mais conhecimento sobre o meio ambiente. “Tivemos de pesquisar sobre o assunto e encontrar uma solução para um problema que temos na nossa cidade, que a é a poluição da Lagoa Maior”, disse.

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