Nesta quarta-feira (22), o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) comemora o Dia Estadual da Educação Superior em MS, instituído pela Lei 5040/2017. Será realizada uma cerimônia na Assembleia Legislativa de MS, onde serão homenageados personalidade da área. A cerimônia também comemora um ano de criação do CRIE-MS.

O grupo é formado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Anhanguera-Uniderp, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O Ensino Superior de MS agrega mais de 100 mil pessoas nas comunidades acadêmicas das universidades integrantes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino (CRIE-MS), entre estudantes, professores, técnicos administrativos, profissionais terceirizados e demais colaboradores. “Cada universidade nasceu e se desenvolveu seguindo seus próprios passos, com particularidades e com pontos em comum. Com as ações do CRIE-MS, pudemos perceber que esses pontos convergentes podem nos fortalecer de maneira importante e mostram que a união traz vantagens para todos e, principalmente, para Mato Grosso do Sul. Seja na pesquisa, na extensão, na própria graduação, nas políticas públicas que favoreçam o ensino superior — os grupos de trabalho têm atuado para que as ações se desenvolvam e beneficiem a todos”, afirma o reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

A atuação das universidades do CRIE alcança todas as microrregiões de Mato Grosso do Sul, intensificando assim a interiorização da educação superior no Estado. São 40 unidades de ensino presencial e 56 polos de educação a distância. Justas, as Universidades oferecem 290 cursos de graduação presenciais e 37 a distância. Na pós-graduação, são 76 especializações, 78 mestrados e 30 doutorados, programas desenvolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Se estivéssemos tratando de densidade populacional, se fossemos um município, com esse contingente seríamos o segundo mais populoso de Mato Grosso do Sul, atrás somente da Capital, e possivelmente o segundo maior em arrecadação e orçamento. O CRIE-MS formaliza a parceria entre as universidades públicas e privadas para ações conjuntas e indicações de políticas públicas, tanto na Educação como em inúmeras outras áreas”, afirma o presidente do Conselho, Fábio Edir dos Santos Costa, Reitor da UEMS.

O evento, que será aberto a população, terá início às 19h30, no Plenário Deputado Júlio Maia.