Emenda impositiva de Sergio Nogueira resulta na construção de banheiros adaptados

Obra é destinada aos portadores de deficiência física da Escola Weimar Torres

Vereador Sergio Nogueira foi conferir a chegada do material para a obra, acompanhado do diretor Renato Faria – Foto: Thiago Morais

Através de emenda impositiva, o vereador Sergio Nogueira (PSDB) comemorou a chegada dos materiais para o início da construção de banheiro adaptado para pessoas com deficiência e usuárias de cadeira de rodas na Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres, em Dourados. A obra será realizada por meio da indicação do parlamentar.

Emendas impositivas, de acordo com Sergio Nogueira, são de realização obrigatória pelo Poder Executivo, sendo que cada vereador possui orçamento de R$ 60 mil por ano para realizar as indicações nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

A proposta, encaminhada em 2017 para exercício 2018, foi para construção de banheiros adaptados aos portadores de deficiência física, com orçamento de R$ 20,8 mil.

O objetivo da indicação, conforme o vereador, foi de “promover o acesso à educação básica de qualidade, através de ambientes estruturados para o desenvolvimento das atividades escolares” para todos os estudantes do município.

“O vereador Sergio Nogueira é um parceiro de longa data. Ele é amigo da escola e sempre nos apoia, dando suporte aos nossos projetos”, comentou o diretor Renato Marin Machado Faria. “Essa demanda da construção do banheiro adaptado é de extrema relevância, porque desconheço essa inclusão na educação infantil, o vereador é o grande precursor. Não podemos ter esta distinção. Por isso acredito que é uma conquista de grande importância, pois trará mais comodidade para as crianças”, completou.

“Estou feliz porque a prefeita [Délia Razuk] havia atendida a uma emenda impositiva para reforma do telhado da Escola Municipal Francisco Meireles na Missão Caiua sob minha indicação e agora atende a construção de banheiro para pessoas com deficiência e usuárias de cadeira de rodas para a Escola Weimar Torres. Tenho tido a preocupação de lutar sempre por melhorias na educação e, esta ação, está aliada a outra bandeira que é a luta pela pessoa com deficiência. Nosso mandato está sendo relevante, com o foco de ajudar as pessoas”, enfatizou Sergio Nogueira.

O banheiro, masculino e feminino, atenderá crianças de, pelo menos, quatro turmas. O projeto prevê a construção de um sistema conjugado que, da sala de aula o aluno terá acesso ao corredor com o banheiro próximo. Hoje a Escola Weimar atende cerca de 35 alunos com deficiência.