Vista aérea da Tecnofam em 2018 – Assessoria

“Desde a primeira edição da Tecnofam, evento de Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar, a Prefeitura Municipal de Dourados nos auxilia na logística. Já é tradicional, desde 2014. Agora a ideia é avançarmos nessa parceria, com demonstração de trabalhos desenvolvidos pela prefeitura, que também é uma das realizadoras do evento”, afirma Auro Akio Otsubo, Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Agropecuária Oeste, Centro de Pesquisa promotora e realizadora da Feira.

O Secretário de Agricultura Familiar do município, Junior Bittencourt diz que “quem ganha com a ampliação dessa parceria é o público-alvo da Tecnofam, que é o que mais precisa de conhecimentos e ações de transferência de tecnologia e o que mais precisa do poder público que está na ponta do sistema”, diz Bittencourt, lembrando que o público urbano também está inserido na programação. “É importante que todos entendam e saibam como os alimentos chegam na mesa do consumidor.”

Entre as ações propostas pela Prefeitura, estão a distribuição de mudas nativas da região; ambiente de atendimento na área de saúde; demonstração da história de Dourados por meio de fotos; adequação da programação do roteiro de tecnologias para alunos das escolas municipais, de forma didática e lúdica, com a participação da Embrapa e secretarias do meio ambiente, da agricultura familiar, da educação e da cultura.

Para Márcio Akira Ito, supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologias (SIPT) da Embrapa Agropecuária Oeste, “o evento é uma oportunidade da Prefeitura Municipal de Dourados mostrar à população urbana e rural o que tem feito, trazendo várias secretarias para a Feira”, comenta.

Segundo Otsubo, o objetivo da Tecnofam é dar oportunidade aos agricultores familiares de ter contato com soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária. Há estações a campo, mostra de tecnologias, oficinas, mostra de máquinas e implementos, feira de produtos da agricultura familiar, espaço institucional e mostra de tecnologias adaptadas.

Prefeitura de Maracaju_Combate à dengue