Sistema Diamantino na Dinapec 2025 – Foto: Marciana Retore

A participação da Embrapa Agropecuária Oeste na Dinapec 2025 foi marcada pela apresentação de duas tecnologias inovadoras para a pecuária: o Sistema Antecipasto, apresentado pelo pesquisador Luís Aramando Zago Machado e o Sistema Diamantino, apresentado pelo analista Gessí Ceccon e pela pesquisadora Marciana Retore. Durante a Dinapec, os pesquisadores da Embrapa compartilharam experiências de sucesso e resultados de experimentos de campo.

O Sistema Antecipasto, que antecipa em 30 a 60 dias o período de pastejo ao integrar o cultivo de capim com a soja, despertou grande interesse do público. Especialistas explicaram como o plantio da forrageira entre os estágios V3 e V4 da soja garante disponibilidade de pasto mesmo em condições climáticas adversas, proporcionando maior eficiência no manejo das pastagens e não compromete a produtividade da cultura da soja, além de proporcionar aumento na produção de carne entre 3 a 5 arrobas por hectare.

Já o Sistema Diamantino, voltado para a recuperação de pastagens degradadas, demonstrou seu potencial na correção do solo e no consórcio de sorgo biomassa com forrageiras perenes. Os participantes puderam conhecer como essa abordagem promove alta produção de forragem para silagem e permite a renovação da pastagem em 45 a 60 dias, resultando em maior lotação e produtividade pecuária. O produtor deve ficar atento para que Diamantino seja implantado no início do período chuvoso.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.