Em um ano, Conselho Tutelar Leste realiza 1.305 atendimentos em Dourados

Segundo Conselho Tutelar de Dourados foi inaugurado em 6 de novembro de 2017 e ampliou atendimento no município – Divulgação

Uma das primeiras ações da administração de Délia Razuk, a implantação do Conselho Tutelar Leste completa um ano dia 6

Uma das primeiras ações da prefeita Délia Razuk depois de assumir a administração foi trabalhar para que a segunda unidade do Conselho Tutelar fosse implantada em Dourados. Na próxima terça-feira, 6 de novembro, a unidade completa um ano de funcionamento com o número de 1.305 atendimentos na cobertura da região leste neste período de atividade.

Entre as ocorrências, a unidade atendeu casos de violação do direito à vida e à saúde, violação à liberdade, respeito e dignidade, violação à convivência familiar e comunitária e de violação à educação, cultura, esporte e lazer, aumentando os atendimentos na cidade e promovendo mais cidadania as crianças e adolescentes.

Segundo Janine Matos Lima Cerveira, coordenadora do colegiado do Conselho Tutelar Leste, a expectativa com a implantação da segunda unidade era de dividir a demanda com a unidade que já existia, mas o que foi observado foi um aumento de atendimentos. “Tivemos esta surpresa de haver mais atendimentos e atribuímos isso ao fato de haver duas unidades, com mais equipes, mais tempo para averiguar as situações. Isto é muito positivo para a cidade de Dourados”, disse.

No primeiro aniversário, a unidade consolida a fala da prefeita Délia na ocasião a inauguração: “Vai ser referência”, disse a gestora em 6 de novembro de 2017. A prefeita foi quem autorizou a cedência de um prédio na esquina da avenida Coronel Ponciano com a rua Lurdes Abrahão Prates, próximo à Prefeitura, para implantação da unidade. O local funcionava como depósito de bens inservíveis e foi reformado com recursos da Assistência Social.

A atitude da prefeita, que quando vereadora sempre ressaltou a necessidade de uma unidade II do Conselho Tutelar, foi parabenizada à época pelo juiz da Infância e Juventude de Dourados, Zaloar Murat Martins. Ele enfatizou a “coragem” da prefeita em não postergar a abertura da unidade. A promotora da Infância e da Juventude de Dourados, Fabrícia Barbosa Lima, também falou com alegria à época, colocando aquele momento como “um sonho” por ser uma antiga demanda do município.

A unidade II atende desde a rua Mato Grosso cobrindo toda a região leste e todos os distritos. Dentro desta abrangência, atendeu 1.305 ocorrências, sendo 476 denúncias registradas via telefone fixo da sede do CT Leste. A unidade fez ainda 12 encaminhamentos de adolescentes às cidades de origem, recebeu 392 ofícios para atendimentos de escolas, Ministério Público, Vara da Infância, Disque 100, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Bolsa Família, Cras, Creas, CMDCA e outros Conselhos Tutelares, além de inúmeras outras ações, como palestras e capacitações.

O Conselho Tutelar Leste é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definido no Artigo 131 da Lei Federal 8.069/90. A equipe do Conselho Tutelar Leste é composta por cinco conselheiros, 4 motoristas, 1 recepcionista e 2 auxiliares administrativos.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.