Em sessão, núcleo de estudo da UFGD fala sobre prevenção a DSTs

Vereadores discutiram sobre a prevenção de DSTs em Dourados – Foto: Thiago Morais

A Câmara de Dourados recebeu, durante a sessão ordinária de segunda-feira (18), membros do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Os professores doutores Kelly Cristina Brabes e Alcimar Queiroz falaram sobre a importância da prevenção e o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e questões sobre violência de gênero e contra as pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersex).

De acordo com Kelly, as doenças sexualmente transmissíveis têm aumentando exponencialmente no país e também em Dourados. “Essas doenças atingem toda a população, principalmente aquelas que não fazem o tratamento correto. A sífilis e a gonorreia, por exemplo, tem uma média de aumento de 500% no Brasil. E esse aumento é bastante assustador nos grupos de pesquisas do qual faço parte na UFGD”, comentou.

Alcimar apontou que o grupo também visa combater a homofobia em Dourados, ressaltando que a cada 28 horas uma pessoa LGBTI é assassinada no país. “Temos lutado por direitos iguais, como o casamento de pessoas do mesmo sexo, a adoção de crianças por famílias homoparentais. Tanto nacionalmente, como regionalmente, temos que criar políticas públicas para enfrentamento à violência às minorias sexuais”, assegurou.

Indicações e requerimentos

Continuando os trabalhos, os vereadores apresentaram indicações e requerimentos. Daniela Hall (PSD) solicitou a manutenção de luminárias públicas em diversos bairros de Dourados, assim como a substituição de lâmpadas queimadas por LED. Ainda requereu operação tapa-buracos na Rua Balbina de Matos.

O vereador Cido Medeiros (DEM) solicitou à Prefeita de Dourados, Délia Razuk (PR), a realização de estudos para a criação de uma equipe de reparos no município, para realizar limpeza de bueiros, reparação de bocas de dragão, troca de lâmpadas, entre outros serviços. Ainda requereu aos senadores Pedro Chaves (PRB), Simone Tebet (MDB) e Moka (MDB) que interceda visando o não fechamento do posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados.

Juarez de Oliveira (MDB) pediu que seja feito um mutirão de serviços, como limpeza, pintura e troca de lâmpadas, no Jardim Maringá, Jardim Independência e Jardim Itália. Ainda requereu que seja implantada uma farmácia no Posto de Saúde no Jardim Cuiabazinho.

O vereador Braz Melo (PSC) indicou à Prefeita Délia Razuk que seja realizada limpeza na Rua 20 de Dezembro, próximo a estação de tratamento de esgoto, e também a implantação de sinalização horizontal e vertical no entorna da empresa Medical Center, na Avenida Presidente Vargas.

Alan Guedes (DEM) solicitou providências da secretaria de Assistência Social para cumprir a recomendação conjunta 00618 da 16ª Procuradoria de Justiça de Dourados, que versa sobre a direção dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Cirilo Ramão (MDB) solicitou operação tapa-buracos na Rua Monte Alegre, entre as ruas Cabral e Dom Pedro I, no Jardim Ouro Verde. Também requereu da Sanesul o conserto da tampa de bueiro na Rua 20 de Dezembro, no Jardim Água Boa.

Silas Zanata (PPS) requereu o serviço de troca de lâmpadas de Jardim Ayde e também providências quanto emenda para implementação de rede coletora de esgoto e pavimentação asfáltica em Indápolis.