Treinamento aos Agentes Comunitários de Saúde foi ministrado pela psicóloga Deise Adriana Camargo Gonçalves – Foto: Assessoria

No dia 07 de fevereiro foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadora do Programa Hans/TB Marly Duarte de Souza e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com a psicóloga Deise Adriana Camargo Gonçalves, um treinamento aos Agentes Comunitários de Saúde do município de Rio Brilhante, com intuito dos mesmos levarem tais informações durante suas visitas domiciliares e assim realizar busca ativa de contatos ou sintomáticos da doença, para que se possa detectar precocemente as doenças e evitar sequelas e abandono de tratamento.

A Hanseníase é causada por uma bactéria chamada Bacilo de Hansen, que atinge a pele e nervos de membros superiores e inferiores, podendo causar algumas seqüelas, inclusive irreversíveis. O principal sintoma são manchas pelo corpo com diminuição ou perda de sensibilidade. É uma doença que tem cura e, hoje, com diagnóstico precoce e tratamento pode-se evitar manchas contagiosas e diminuir seqüelas.

A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca algumas partes do corpo humano, principalmente, os pulmões. A transmissão da Tuberculose e Hanseníase é através de gotículas de saliva de pessoas infectadas. Os principais sintomas da tuberculose é tosse por mais de 03 semanas, emagrecimento, febre no final da tarde e sudorese.

Foi ressaltado que a médica do programa Hans/TB, Drª Carolina Streicher, realiza as avaliações diagnósticas, bem como o acompanhamento dos casos no município. Seu atendimento é feito quinzenalmente no Centro de Saúde, no período noturno, para melhor atender as necessidades da população.

O diagnóstico precoce, tratamento, e a prevenção são ações prioritárias para quebrar a cadeia de transmissão dessas doenças, reduzir incapacidades e deformidades, também desmitificar o medo e o preconceito onde causam danos psíquicos, morais e sociais aos doentes seus familiares e a sociedade.

Este treinamento faz parte do cronograma da Saúde em movimento e visa melhorar e identificar precocemente esses pacientes a fim de evitar danos à saúde dos mesmos.