Em MS, plantio de soja ultrapassa metade da área estimada

Região Norte avançou 23,7 pontos percentuais em uma semana – Foto: Wesley Santos / Técnico de Insumos Aprosoja/MS

O plantio da soja ultrapassou a metade da área total estimada para a safra 25/26, em Mato Grosso do Sul. Os dados do SIGA-MS, divulgados pela Aprosoja/MS, nesta terça-feira, 4, apontam que a operação de plantio foi realizada em 3,26 milhões de hectares, equivalente à 61,6%.

A Região Sul está com o plantio mais avançado, com 68% da área já semeada, seguida da Região Centro, com 54,7% e da Região Norte, com 46,8%. Frente ao mesmo período do ano anterior, a operação apresenta atrasado de 4,2 pontos percentuais, motivado principalmente, pela falta de chuva na Região Norte.

Os registros dos últimos cinco anos indicam que a melhor janela de semeadura se encerra em 14 de novembro, período em que, historicamente, cerca de 80% da área total já está plantada.

“O destaque dessa semana foi a evolução do plantio na Região Norte que, depois de um pequeno atraso na largada no plantio por falta de chuva avançou 23,7 pontos percentuais em apenas uma semana”, ressalta o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena.

Para este ciclo, a estimativa de produção é de 15,2 milhões de toneladas, aumento de 8,1%; área de 4,7 milhões de hectares, aumento de 5,9% e produtividade média de 52,82 sc/ha, aumento de 2% em relação à safra anterior.

Para saber mais detalhes do andamento da safra, clima e mercado, acesse o boletim completo.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.