Em meio à crise, Caarapó se transforma em um grande canteiro de obras

Via urbana defronte à sede da Comunidade Santa Maria, que está recebendo pavimentação asfáltica – Divulgação

A pandemia do novo coronavírus tem provocado grandes transtornos mundo afora. Retração econômica, aumento do desemprego, crise de fornecimento de bens e serviços são apenas alguns exemplos dos reflexos negativos provocados pela Covid-19. Gestores públicos têm buscado as mais variadas alternativas para contornar a situação, a fim de mitigar os efeitos do Sars-CoV2.

Em Caarapó, a situação não é diferente. A administração municipal enfrenta os malefícios do vírus com criatividade, seguindo as orientações da Ciência e adotando as medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias mundiais. Com uma visão centrada na preservação da vida, mas também de olho na economia local, autoridades do Poder Executivo municipal buscam o equilíbrio das ações, conciliando isolamento social e outras medidas de prevenção com a abertura do setor econômico, com regras de funcionamento rígidas. O resultado de tudo isso é que, internamente, não se registraram casos de contaminação de Covid-19 – dois casos “importados” foram confirmados na cidade, ligados a dois cidadãos de Osasco-SP, que já chegaram doentes ao município.

Apesar da pandemia, não são poucas as boas notícias que a população comemora. Uma série de ações na área de infraestrutura urbana está em pleno andamento no município, transformando Caarapó em um grande canteiro de obras. É o caso, por exemplo, das obras de reconstrução da praça do distrito de Nova América, que também está sendo contemplada na área de habitação.

Na sede do município, avançam as obras de drenagem e pavimentação asfáltica no Jardim Adonai; os empreendimentos do Programa Avançar Cidades – 1ª Etapa, com drenagem e pavimentação asfáltica, continuam a todo vapor na Vila Planalto; a 2ª Etapa está prestes a ter início; recuperação total da Avenida Dom Pedro II; via urbana da Comunidade Santa Maria também está recebendo pavimentação asfáltica, que se estende até a rua que passa defronte ao posto de saúde do bairro Santo Antônio; banheiros públicos estão sendo construídos na Praça Paraguaia da Vila Setenta/Jardim Aprazível, que também está recebendo pintura nova; a reserva indígena Te’yikue está sendo beneficiada com reforma da quadra poliesportiva; a praça do Jardim Adonai passa por reforma, onde também está sendo construída pista de skate; obras de esgotamento sanitário estão sendo implantadas na Avenida da Saudade; o antigo Clube dos Trabalhadores passou por ampla reforma e abrigará importantes programas da área de assistência social; o estádio de futebol Braz Zigart também passa por reforma; a Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos foi contemplada com a construção de muro; a quadra poliesportiva da Escola Municipal Rui Barbosa está sendo totalmente reformada.

O prefeito André Nezzi (PSDB) explica que as obras representam uma necessidade da população e servem para alavancar o crescimento da cidade, proporcionando qualidade de vida aos caarapoenses. “Graças às parcerias com as outras esferas de governo, além do nosso esforço para reservar recursos para obras e serviços, estamos conseguindo driblar a crise e dar uma resposta positiva às necessidades da coletividade”, observa o dirigente.

De acordo com o prefeito, outras obras deverão ser anunciadas nos próximos dias: pavimentação de trecho da XV de Novembro, da Manoel Ferreira até a Rui Barbosa, e reforma e ampliação do CMEI de Cristalina, além de ações de recuperação de estradas – patrolamento e encascalhamento – em toda a zona rural do município.