Em live, Escola do Sesi de Dourados apresenta projetos empreendedores dos alunos

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e com a interrupção das aulas remotas, os alunos da Escola do Sesi de Dourados conseguiram organizar-se para, além de acompanhar as aulas normalmente de forma remota, ainda trabalhar em equipe para desenvolver projetos empreendedores, que foram apresentados na noite de ontem (17/11) em uma live transmitida pelo Canal do Sesi MS no Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=cmK-yAQHcd4&feature=youtu.be

Em um formato de telejornal, o evento foi uma substituição à tradicional Feira JEPP (Jovens Empreendedores – Primeiros Passos), que faz parte do Programa Educação Empreendedora do Sebrae realizada anualmente de forma presencial. A live foi uma oportunidade para os alunos colocarem apresentarem para a comunidade tudo o que desenvolveram ao longo do ano.

“O empreendedorismo já é abordado em sala de aula com a disciplina JEPP e os alunos aprendem sobre orçamento, gestão financeira e demais desafios para montar uma empresa. A ideia é preparar os jovens para a vida real e mostrar que desde novos eles podem traçar metas e já planejar o futuro, sabendo como se organizar para isso”, afirmou a diretora da Escola do Sesi de Dourados, Sibele Silva.

A live foi apresentada pelos professores Cristiane Girelli, de Empreendedorismo, e Wesley Sarati, de Robótica, e contou com a participação dos professores Rafaela Cabreira de Araújo (Inglês), Marcelo Franco (Matemática) e Thaize Soares Oliveira (Língua Portuguesa) e do coordenador pedagógico do Ensino Fundamental 2, Evandro Cegati. O evento, que teve intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), foi dividido em quatro blocos, sendo cada um destinado aos projetos de cada ano.

O primeiro bloco foi com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que trabalharam ecopapelaria, o segundo contou com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, que tiveram de desenvolver uma empresa que usasse artesanato sustentável, e o terceiro bloco com as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, que abordaram o empreendedorismo social e produtos feitos a partir de tecido.

O último bloco foi preenchido com o 9º ano do Ensino Fundamental, que não desenvolveu nenhum projeto de empreendedorismo, mas ficou responsável por atuar como assessoria de comunicação de todos os outros anos, desenvolvendo um site e criando um perfil no Instagram para divulgar os projetos. Para falar sobre a experiência, o bloco contou com a participação de duas alunas que destacaram o aprendizado adquirido.

“Acredito que o JEPP, independentemente de ser uma feira física ou em formato de live, é uma proposta animadora para que os alunos se motivem a buscar soluções e projetos inovadores e criativos. Eu gostei muito de ajudar na divulgação dos projetos e trabalhar com redes sociais como o Instagram, porque deu para ter uma noção ainda maior da importância do marketing para divulgar um bom trabalho”, declarou Maria Eduarda dos Santos, do 9º ano do Ensino Fundamental.

Na mesma linha, a aluna Maria Eduarda Nascimento de Lima, também do 9º ano do Ensino Fundamental, ressaltou que está na Escola do Sesi de Dourados desde o 6º ano do Ensino Fundamental e pode participar de cada etapa do JEPP. “É muito legal ver o progresso dos alunos, porque a gente vai aprendendo com os erros. Minha primeira empresa foi bem mais simples do que a última e acompanhar a evolução de cada turma esse ano, como assessora de comunicação, foi uma experiência enriquecedora”, finalizou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.