Em Itaporã, dia “D” da vacinação antirrábica será neste sábado, 24

A Prefeitura de Itaporã, através da Gerência Municipal de Saúde, e em parceria com o Rotary Club, estará realizando o Dia “D” de Vacinação Antirrábica neste sábado, 24 de agosto de 2019, numa ação coordenada pela equipe de profissionais da Vigilância Sanitária. Segundo o veterinário e diretor de vigilância sanitária do município, Dr. Paulo Sérgio Farias Vieira, o objetivo da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica é vacinar aproximadamente 80% da população de cães e gatos da área rural e sede do município, algo em torno de 5 mil animais.

Vale lembrar que a vigilância também disponibilizará testes rápidos para leishmaniose em animais que apresentarem sinais clínicos da doença, sendo que para realizar estes testes será disponibilizada uma equipe de estagiários de medicina veterinária.

Os animais menores de 03 meses, ou que estejam amamentando, não serão vacinados. Na sede do município, os pontos de vacinação serão nos ESF’s, Copacabana, Pioneira, Santa Maria, São Bento, Capela da Pedra Bonita, Antigo Posto de Saúde Central, próximo à rodoviária, Secretaria de Agricultura na Porciúncula, Escola Rodrigues Alves e ESF Central (próximo da praça). Nos distritos de Montese, Piraporã, Carumbé e Santa Terezinha, a equipe de vacinação estará atendendo nos ESF’s locais.

Segundo o veterinário Paulo Sérgio, quem tiver animais com temperamento agressivo, pode agendar uma visita dos técnicos, que prontamente irão até suas residências para ministrar a vacina. Após o Dia “D”, as vacinas estarão disponíveis somente na Gerência de Saúde, que estará com uma unidade volante para percorrer a Zona Rural, vacinando os cães e gatos nos sítios, chácaras e fazendas.

A prefeitura destaca a parceria com Rotary Club de Itaporã e comunica que esta campanha é de suma importância e pede a conscientização dos proprietários de animais domésticos para que levem seus animais aos pontos de vacinação a fim de evitar possíveis casos de raiva em animais domésticos e em humanos.