Em Dourados, UPA terá médico 24 horas para classificar risco de pacientes

Direcionamento da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, tem por objetivo dinamizar o atendimento na unidade

Secretária Berenice Machado, da Saúde, anuncia medidas para dinamizar atendimento na UPA – Foto: A. Frota

A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar, a partir do dia 6 de maio, um médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), 24 horas, exclusivamente para triagem de verificação de risco dos pacientes. O objetivo é melhorar a dinâmica dos atendimentos e referenciar os pacientes para as Unidades Básicas de Saúde quando houver necessidade.

A UPA é voltada para atendimentos de urgência e emergência e   mantém a disposição da população equipe formada por clínicos gerais, pediatras, além de enfermeiros, auxiliares e também do administrativo.

A secretária de Saúde Berenice de Oliveira Machado destaca que a unidade conta com uma alta demanda e tem, inclusive, atendido casos que poderiam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde da região em que o paciente reside.

“A UPA precisa estar voltada para casos de urgência e emergência e o que o médico identificar que não estão nessas situações, será referendado ao posto de saúde que direcionará o tratamento. Esse trabalho terá impacto positivo nos atendimentos, pois quem é atendido na UPA e não está em situação de maior risco pode estar gerando uma demora no atendimento daquele que esteja nesta situação”, citou.

A UPA atende casos referendados de Dourados, da macrorregião, e ainda demandas encaminhadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pelo Corpo de Bombeiros. Exames de Raios-X, ultrassons e laboratoriais são realizados na unidade.

A secretária Berenice Machado ressalta que as Unidades Básicas de Saúde possuem equipes capacitadas e são a porta de entrada para qualquer tipo de atendimento. Capacitações e reuniões têm sido realizadas com as equipes pela Secretaria de Saúde.

“Nas UBS’s as equipes estão preparadas para atender à população e temos investido cada vez mais em um acolhimento humanizado”, ressalta.

São 36 unidades básicas de saúde em Dourados. Destes, sete estenderam o atendimento ao público até as 22h, por conta da demanda atual no município, principalmente por conta do aumento nos casos de dengue.  Atendem até às 22h as UBS da Vila Cachoeirinha, CSU, Jardim Santo André, Jardim Guaicurus, Jardim Maracanã, Parque das Nações II e Seleta.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.