Em alusão ao Mês da Consciência Negra, UFGD terá seminário virtual na próxima semana

Programação completa do II Seminário Internacional Virtual do NEAB/UFGD

Na próxima semana, de 23 a 25 de novembro, acontece oII Seminário Internacional Virtual do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal da Grande Dourados, evento alusivo ao Mês da Consciência Negra, período que há décadas vem se tornando referência para memória e reflexão sobre a luta, a resistência e o enfrentamento ao racismo. O mês culmina no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695.

Sob o tema “Descolonizar os saberes e práticas: (re)existências dos corpos negres”, o evento tem como objetivo discutir e aprofundar temas sobre os processos de descolonialidade implicados nos avanços e retrocessos nas políticas públicas e nas ações afirmativas no Brasil.

Na programação – que será transmitida ao vivo pelas redes sociais do NEAB (links ao fim da matéria) – estão mesas, palestra e conferência sobre tópicos como racismo, negritude e branquitude, o papel da universidade na saúde da população negra, identidade, saberes, território e (re)existências quilombola, entre outros.

A participação no seminário será gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Os participantes e ouvintes terão direito a certificado, desde que preencham os formulários de avaliação que serão disponibilizados durante a realização de cada atividade do evento, aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

O seminário é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFGD (NEAB/UFGD) e conta com o apoio do Núcleo de Artes Cênicas (NAC), da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e do Coletivo Negração.

Para saber mais sobre o II Seminário Internacional Virtual do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFGD e ver a programação completa acesse:
https://sites.google.com/view/seminarioneabufgd2020

Canal do NEAB no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCWz-nB4YncIIyweSl2AYlIw/featured

Página do NEAB no Facebook:
https://www.facebook.com/ufgdneab

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.