Em 2018, registros de elogios aos serviços prestados pelo HU-UFGD aumentam em 80%

O índice é o maior já contabilizado pela Ouvidoria do hospital, órgão responsável pelo registro das manifestações feitas pelos usuários dos serviços

Painel de Elogios do HU-UFGD, que reúne todos as manifestações elogiosas registradas pela Ouvidoria anualmente – Foto: Assessoria

Recados singelos, cartas extensas e emocionadas ou mesmo um e-mail enviado na correria do dia a dia. O reconhecimento ao trabalho prestado pelos mais diversos setores e profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), em 2018, alcançou seu maior índice desde que passaram a ser contabilizadas pela Ouvidoria da instituição as manifestações feitas pelos usuários.

Ao todo, até o dia 11 de dezembro, 229 elogios foram registrados, apresentando 80,3% de aumento quando comparados a 2017, ano em que 127 manifestações do tipo foram feitas. Entre os serviços que tiveram maior reconhecimento por parte dos usuários estão os atendimentos prestados pelo Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, os ambulatórios e a Maternidade.

A ouvidora do HU-UFGD, Edméia Barrios de Azambuja Gonçalves acredita que o crescimento do índice se deve, além da excelência do atendimento ofertado à população, ao maior conhecimento dos usuários sobre a finalidade da Ouvidoria.

“Os pacientes e seus familiares estão melhor informados sobre o papel da Ouvidoria como efetivo canal de comunicação com a instituição e têm usado o serviço tanto para exigir melhorias e esclarecimentos sobre algo que os desagrada como para demonstrar sua satisfação pelo atendimento recebido”, esclarece a profissional que, desde 2014 desempenha a função de ouvidora.

Painel em crescimento

E como forma de divulgar aos colaboradores o reconhecimento pelo trabalho efetuado, há três anos é montado o Painel de Elogios do HU-UFGD, no corredor de entrada, após a Recepção de Internação. Nele são divulgados todos os elogios registrados no ano, sem exceção.

Muitos dos 229 elogios elencados são dirigidos nominalmente a enfermeiros, médicos, atendentes da higienização e da vigilância. Nas mensagens, agradecimentos pela atenção, dedicação e carinho dos profissionais, e reconhecimento pela qualidade do serviço.

“O objetivo do mural é expor o quanto é importante o trabalho de cada colaborador e também expressar a nossa gratidão aos usuários que, mesmo frente às adversidades, se dispuseram, por alguns minutos, para realizar o registro”, comenta Edméia.

Canais de comunicação

A Ouvidoria do HU-UFGD é um órgão de comunicação com a gestão do hospital, de forma a receber e registrar elogios, solicitações, reclamações, sugestões e denúncias e encaminhá-los ao setores responsáveis para conhecimento e resolução, quando a situação demandar.

Localizada ao lado da Recepção de Internação, a sala da Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. As manifestações podem ser feitas pessoalmente, junto à equipe, ou das seguintes maneiras: e-mail (ouvidoria.hu@ufgd.edu.br), carta (Rua Ivo Alves da Rocha, 558, Bairro Altos do Indaiá – Dourados/MS – CEP 79823-501), telefone (67 3410-3001), Sistema e-OUV ou nas caixas de coleta existentes no HU-UFGD, por meio de formulário disponível na Recepção de Internação.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.