Em 2018, Imam disponibilizou quase 8 mil mudas frutíferas e nativas em Dourados

Incentivar o plantio de árvores e cuidar do meio ambiente têm sido ações conquistadas com a doação de mudas – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, através do Instituto de Meio Ambiente, disponibilizou 7.993 mudas frutíferas e nativas durante todo o ano de 2018. Destas, 7.388 foram doadas aos munícipes através de solicitações feitas pelos cidadãos junto ao Imam e contribuíram para melhorar o aspecto dos espaços públicos. Os douradenses que solicitaram os exemplares tiveram acesso a 2.459 mudas frutíferas e 4.989 mudas nativas.

As demais mudas foram empregadas em projetos de cunho educacional, como as 469 mudas distribuídas em escolas, Ceims e outras instituições, além das 136 doadas no âmbito do projeto Pomar nas Escolas, que atendeu as instituições de ensino da zona rural, as escolas Padre André Capeli, Geraldino Correa, Iame, Prefeito Ruy Gomes, José Canuto Estolano, Firmino Vieira de Matos, Camilo Hermelindo da Silva, Fazenda Miya e Padre Anchieta.

Objetivos do Imam, incentivar o plantio de árvores e cuidar do meio ambiente têm sido ações realizadas com sucesso. Depois que novos critérios foram adotados para doação de mudas e ações junto a entidades públicas foram empregadas, o Imam em Dourados se tornou referência em todo o Estado. Em 2017, já havia disponibilizado 7,3 mil mudas durante todo o ano.

O instituto tem disponibilizado mudas variadas e atualmente dispõe para doação espécies como Ipê, Jatobá, Angico, Aroeira, Amendoim, Legusto, Acácia, Magnólia, Canafístula, Jacarandá Mimoso, Cedro, Paineira, Monguba, Aroeira Pimenta. Já as opções em mudas frutíferas são Pitanga, Ameixa, Graviola, Manga, Romã, Ingá, Jamelão, Pitomba, Jenipapo e Uva Japonesa.

Serviço

Para adquirir mudas, o cidadão pode requerer no próprio Imam. É necessário levar cópia do carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). As mudas poderão ser retiradas posteriormente no Viveiro Municipal.