
Reunidos em assembleia geral na tarde desta quarta-feira (16), no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED) de Dourados, profissionais do Magistério e do setor Administrativo aprovaram a paralisação das atividades para o próximo dia 23 de abril. A greve de um dia abrangerá unidades de ensino da Rede Municipal e Estadual do município, como parte da agenda de mobilização da 26ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública.
A iniciativa integra a programação da mobilização nacional organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que ocorrerá entre os dias 22 e 28 de abril. Sob o tema “Escola Pública não é Negócio. É Direito!”, o movimento busca denunciar ameaças à educação pública, como a privatização, a militarização e a desvalorização dos profissionais da área, reforçando a luta por um ensino democrático e de qualidade para todos.
Em Dourados, no dia 23, a mobilização terá início às 8h30, com um ato público na Praça Antônio João. Educadores e administrativos das escolas estaduais, municipais e centros de educação infantil vão se reunir para defender pautas como a realização de concursos públicos, valorização salarial, implementação do Piso Nacional para 20 horas do Magistério e para os administrativos da educação. Também estarão em debate temas como superlotação de salas, municipalização do ensino fundamental, liberdade de cátedra e melhorias de infraestrutura.
Além da mobilização local, o SIMTED Dourados organizará o envio de delegações para Campo Grande. Os educadores participarão de um ato público e de uma passeata no centro da capital, em conjunto com representantes de outros municípios do estado, sob coordenação da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS).
A programação do dia em Campo Grande incluirá também a participação dos educadores em uma audiência pública na Assembleia Legislativa. No Plenário Júlio Maia, a partir das 14h, será debatido o novo Plano Nacional de Educação, com a definição de metas e diretrizes para o desenvolvimento da educação brasileira na próxima década.