Educação antecipa recesso escolar em Caarapó

Centro Municipal de Educação Infantil: aulas suspensas e recesso escolar antecipado – Foto: Dilermano Alves

Em razão da pandemia do novo coronavírus, que alterou a rotina da população do planeta Terra, os municípios brasileiros estão sendo obrigados a adotar uma nova postura de vida em todos os setores de atividade humana. A Covid-19, doença que tem como causa o vírus batizado de Sars- CoV-2, está provocando um verdadeiro caos sanitário mundo afora.

Em Caarapó, as autoridades públicas, com respaldo nas orientações da ciência, estão adotando medidas para conter o avanço da Covid-19. Sem nenhum caso confirmado até a manhã desta terça-feira (5), o município aposta na prevenção como forma de conter a propagação da doença. Horário alternativo de funcionamento do comércio, indústria e estabelecimentos prestadores de serviços, uso de máscara, distanciamento e isolamento social, além de outras orientações de autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS), compõem o rol de alternativas de contenção ao avanço do novo coronavírus.

A exemplo de municípios de todo o Estado, uma área afetada é a educação. Nesse setor, 4.536 estudantes de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino não participam de aulas presenciais desde 23 de março. O recesso escolar – que neste ano seria de 17 a 31 de julho, conforme o calendário – foi antecipado para o período de 4 a 18 de maio.

A suspensão das aulas presenciais não deixou os alunos sem ter o que fazer. As instituições educacionais municipais passaram a ofertar atividade pedagógica complementar, considerando os meios tecnológicos para envio de tarefas, tanto do professor, como da família. As atividades são planejadas, considerando as competências e habilidades previstas para cada ano escolar.

Nas escolas que não têm condições de ofertar a atividade pedagógica complementar por falta de recursos, difícil acesso ou em locais onde a população não dispõe de meios tecnológicos, a equipe gestora é responsável por organizar atividades impressas e a sua distribuição, a fim de garantir que os estudantes tenham seus direitos de aprendizagem assegurados.

Para auxiliar os gestores durante o período de suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura publicou resoluções e manteve contato – por telefone, e-mail e aplicativo – com o objetivo de sanar as dúvidas e esclarecer os procedimentos que foram adotados para esse período.

Prefeito anuncia novas medidas de prevenção

O prefeito André Nezzi (PSDB), em entrevista concedida a uma emissora de rádio da cidade, disse, na manhã desta terça-feira, que baixará ato obrigando o uso de máscara para os clientes que adentrarem os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços do município. Conforme o dirigente, essa medida será obrigatória a partir da próxima segunda-feira (11). “Haverá uma fiscalização rígida, mas a regra deverá ser observada pelos estabelecimentos, que não deverão permitir a entrada de clientes sem o uso da máscara”, informou, acrescentando que “o infrator estará sujeito às penalidades previstas em lei, como multa e cassação do alvará de funcionamento”.

Por outro lado, já estão sendo adotadas medidas de prevenção por conta das grandes filas que têm se formado nas proximidades da Caixa Econômica Federal, onde é grande a demanda de pessoas em busca do auxílio financeiro disponibilizado pelo governo federal. André Nezzi disse que se reuniu com o gerente da agência local da instituição, tendo já definido algumas medidas de prevenção, como a distribuição de máscaras para as pessoas da fila e a exigência de distanciamento entre as pessoas, conforme recomendação das autoridades sanitárias.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.