
O Vereador Edinho Quintana apresentou na sessão ordinária de 19 de setembro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação em que solicita que seja colocado em discussão a possibilidade do Governo do Estado criar um programa que custeie, para a região de fronteira, a Carteira Nacional de Habilitação de condutor, categoria A, para motos, para famílias carentes que não têm condições de pagar.
O parlamentar justificou o pedido afirmando que “considero de extrema importância que seja criado um programa que custeie a habilitação de motorista categoria A e para motos pois na fronteira há mais de cinquenta mil motos estrangeiras que circulam diariamente conduzidas por paraguaios e brasileiros. Muitos deles transitam na rodovia para se deslocar ao trabalho e não há condições de pagar, pois o custo da habilitação é alto e a maioria é de baixa renda. Assim, este Vereador espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, afirmou.
A indicação contendo o pedido foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos com cópias aos secretários Fabio Caffarena (Governo e Comunicação) e André Messias Manosso (Obras e Urbanismo).
Motocicletas estrangeiras
O Vereador Edinho Quintana também apresentou indicação solicitando que seja colocado em discussão alternativas para o livre deslocamento na região de Fronteira levando se em conta a utilização das motos estrangeiras tanto para brasileiros quanto para paraguaios que utilizam a rodovia no município de Ponta Porã.
O pedido foi encaminhado ao Prefeito Eduardo Campos, ao Deputado Estadual Gerson Claro, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do MS, ao Deputado Estadual Paulo Correa, e ao Deputado Federal Vander Loubet.
Segundo Edinho Quintana, “a região é alvo de constantes operações policiais fazendo apreensões de motos. Porém por se tratar de uma região de fronteira deveria haver regime ou leis diferenciadas no sentido de trânsito, porque muitas famílias dependem das motos para trabalharem e trazer o sustento para a família. O pedido se justifica ainda pois o valor da Carteira de Habilitação de motorista é muito alto, e muitos não têm condições de pagar. Assim, este Vereador espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.