Ecossistema de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna é reconhecido nacionalmente por boas práticas

Grupo formado por representantes da academia, poder público e iniciativa privada foi premiado como case de sucesso durante o maior encontro de ecossistemas de inovação do país

Representantes do Ecossistema de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna receberam a premiação no palco do EliSummit como case de sucesso de boas práticas – Divulgação

Mato Grosso do Sul foi destaque no EliSummit 2025, evento nacional realizado pelo Sebrae que reúne lideranças e representantes de ecossistemas de inovação de todo o Brasil. Na quarta edição do evento, promovida em Natal (RN), entre os dias 4 e 6 de novembro, o Ecossistema de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna foi premiado como case de sucesso na categoria “ELI Além das Capitais: Comunicação e Visibilidade”. O grupo foi reconhecido pelas boas práticas desenvolvidas para fortalecer o ambiente de inovação nos dois municípios por meio do projeto “Conexão Bioceânica: Interiorizando a inovação na Rota do Desenvolvimento Sustentável”.

“O nome do nosso ecossistema é Conexão Bioceânica, então, o nosso projeto trouxe como foi feita a estruturação do nosso trabalho. Receber esse prêmio reflete a dedicação dos membros da governança que tem buscado criar conexões reais entre os atores e relações de confiança, além do trabalho consistente que tem sido feito pela Semadesc e pelo Sebrae, porque nós recebemos formação para trabalhar dessa forma. Saímos daqui com o sentimento de que estamos caminhando na direção certa e conseguindo fazer com que a inovação seja algo mais próximo da realidade das pessoas”, comemorou a representante do Ecossistema, docente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Valéria Mazucato.

Além do grupo premiado, outros dois ecossistemas sul-mato-grossenses, de Campo Grande e de Aquidauana, também estiveram entre os finalistas e apresentaram boas práticas no evento. Ao todo, o Estado conta com 12 ecossistemas de inovação que trabalham para fortalecer a cultura empreendedora e inovadora nas regiões em que estão localizados e todos tiveram representantes presentes no EliSummit.

Como órgão que atua integrado aos ecossistemas de MS com o foco em fomentar à inovação e o desenvolvimento dos territórios, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), viabilizou a presença dos participantes no encontro por meio de uma caravana organizada em conjunto com o Sebrae/MS e tem apoiado no desenvolvimento das ações.

Segundo o secretário executivo de Ciência Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, a inovação é uma estratégia de política pública que possibilita acelerar o desenvolvimento de um território e promover aumentos permanentes de competitividade, por isso, a Semadesc tem adotado projetos e ações que apoiem os ecossistemas. Para Senna, ter o trabalho de um grupo de Mato Grosso do Sul reconhecido em âmbito nacional traduz a qualidade do que é realizado aqui.

“Essa premiação é uma grande conquista, pois o ecossistema de Jardim e Guia Lopes da Laguna ainda não completou um ano de atividade, mas definiu foco, se planejou, escolheu a Rota Bioceânica como eixo estratégico e assim, conseguiu superar projetos de ecossistemas mais maduros em atuação no país. E para o Mato Grosso do Sul, a premiação chamou a atenção do país para aquilo que estamos fazendo por aqui com tão pouco tempo de atuação, mas já conquistando premiações nacionais importantes”, expôs Senna.

Juntamente com o Governo do Estado, o Sebrae/MS também integra a governança dos ecossistemas locais de inovação. A instituição desempenha um trabalho de fomento a essas organizações nos territórios que envolve desde o mapeamento dos atores que podem compor o ecossistema, até o suporte para a estruturação do grupo e apoio para o desenvolvimento das ações.

Para a analista-técnica do Sebrae/MS Luciene Errobidart Mattos, a participação de Mato Grosso do Sul nesse prêmio colocou em evidência o trabalho desenvolvido no Estado. Ao todo, o EliSummit recebeu mais de 100 projetos inscritos e, desses, selecionou 30 iniciativas como finalistas para a apresentação das boas práticas durante o evento, premiando os melhores trabalhos em cada uma das cinco categorias.

“O prêmio traz destaque para Mato Grosso do Sul porque coloca o nosso Estado em evidência com uma boa prática e isso mostra que as ações que estão sendo desenvolvidas no território estão de acordo com o que se busca quando o assunto é desenvolvimento local. O ecossistema de Jardim e Guia Lopes da Laguna está em estágio inicial, mas começou um trabalho com perspicácia e ações assertivas a ponto de ter um reconhecimento em âmbito nacional, concorrendo com diversos ecossistemas do país”, expôs Luciene.

Conhecimento e troca de experiências

A quarta edição do maior encontro dos ecossistemas de inovação do país contou com 822 participantes de 25 estados. A caravana de Mato Grosso do Sul foi composta por empresários, Agentes Locais de Inovação (ALI) e representantes da Semadesc, Sebrae/MS e dos 12 ecossistemas de inovação presentes no Estado: Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá e Ladário, Aquidauana, Jardim e Guia Lopes da Laguna, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Durante os três dias de evento o grupo pode trocar experiências e adquirir conhecimento por meio de uma ampla programação que incluiu palestras, painéis, oficinas, encontros de negócios e visitas técnicas na Região Metropolitana de Natal voltadas à discussão sobre o papel da inovação e da tecnologia no fortalecimento dos territórios.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS e parceiros de fomento à inovação, basta entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou acessar ms.sebrae.com.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.