É possível usar tênis em evento formal?

O calçado pode ser utilizado em eventos e locais que não exijam formalidade extrema

O tênis é a opção de calçado mais prática e também estilosa para se ter no guarda-roupa masculino. Esse calçado une com facilidade conforto, praticidade e um toque único de personalidade. Entretanto, ainda há algumas dúvidas sobre a possibilidade de usar tênis em eventos formais.

Ao ser convidado para ocasiões formais, você provavelmente busca roupas desse mesmo estilo, como terno, paletó, blazer e calças sociais. No entanto, algumas tendências trouxeram a junção dessas peças mais elegantes com tênis, que costuma fazer um estilo mais casual.

Com moderação no dia a dia, é possível fazer essa combinação e estar dentro da tendência, transformando um visual formal e sério em algo mais divertido e cheio de personalidade, por exemplo em festas, reuniões ou até mesmo pequenas comemorações em que você sabe que o dresscode é flexível.

Porém, em eventos mais formais, como casamentos, formaturas e cerimônias semelhantes, é importante saber que o dresscode costuma ser estritamente formal, sendo bem comum até já vir descrito no convite o tipo de roupa que você deve vestir. E, ao combinar alguns modelos de tênis com essas peças sociais isso pode causar uma impressão errada sobre você, além de deixar o visual incoerente — não sendo recomendado, portanto, o uso de tênis em eventos e locais totalmente formais.

A dica para combinar o tênis com a sua roupa e não parecer desleixado é não exagerar nas cores e nos modelos mais chamativos. Por exemplo, se você deseja transmitir mais formalidade, você pode usar tênis em tons mais neutros ou materiais mais refinados, como o couro, que combinam mais com peças sociais e dão um ar mais sóbrio ao look. Além disso, modelos de tênis como o Vans Slip On e Converse All Star são uma boa possibilidade para essas ocasiões, pois possuem modelos mais discretos e que combinam facilmente com looks formais.

Na dúvida, para você saber se pode mesmo inovar no seu look e deixar o padrão um pouco de lado, basta perguntar antes. Por exemplo, em reuniões e cerimônias do trabalho, você pode consultar alguém antes para saber se há esse dresscode ou se há a possibilidade de se vestir casualmente. Da mesma forma, em casamentos, pois embora a maioria siga o traje black-tie, há outros que preferem o esporte fino, que te possibilita flexibilizar a vestimenta.