Conforme anúncio feito pela Petrobras, houve um aumento de 4% no preço do botijão de gás para as distribuidoras desde o dia 1º de janeiro, o que, consequentemente, acaba elevando o valor para o consumidor final.

Para que seu orçamento não seja comprometido e você evite desperdício, separamos algumas dicas simples de como economizar na conta de gás. Confira!

Aposte na panela de pressão sempre que possível

A panela de pressão acelera o cozimento de diversos alimentos e, por isso, consome menos gás do que as panelas tradicionais. Portanto, sempre que for possível, opte por esse item caso precise muito diminuir sua conta de gás.

Escolha o tamanho correto de panela

O interior de panelas muito grandes demora mais para esquentar, o que, consequentemente, demanda mais gás. Para evitar o desperdício ao cozinhar os alimentos, escolha o tamanho ideal de panela para o preparo e evite usar utensílios maiores caso esteja fazendo comida para poucas pessoas.

Pensando na economia, a dica é investir em panelas menores, principalmente se você mora sozinho ou pretende começar a cozinhar porções reduzidas.

Tampe as panelas enquanto cozinha

Se o preparo do alimento permitir, tampe as panelas enquanto está cozinhando, pois essa simples prática ajuda a manter o calor interno do recipiente. Em alguns casos, inclusive, é possível desligar o fogão e deixar que o alimento termine de cozinhar com o calor da própria panela.

Limpe corretamente o fogão

Além de manter a higiene e o bom cheiro da cozinha, limpar corretamente o fogão e as bocas, retirando restos de alimentos e gorduras acumuladas, evita que os queimadores fiquem entupidos, não funcionem corretamente e desperdicem gás. Para evitar esse problema, mantenha uma rotina de limpeza do fogão, higienizando-o ao menos duas vezes por semana ou sempre que estiver sujo.

Asse todos os alimentos juntos

Você vai assar uma torta e um bolo? Se o seu forno tiver espaço suficiente, prepare os dois alimentos juntos. Assim, além de economizar na conta de gás, você ainda cozinha dois pratos no tempo de um só!