Dourados dá início ao processo de implantação da equipe de fiscalização de trânsito do Detran-MS

A primeira aula está marcada para às 17h de hoje – Assessoria

Com quarenta servidores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) inscritos, começa nesta segunda-feira (16) o curso de formação de agentes de fiscalização de Trânsito em Dourados. É o início do processo de implantação do setor no segundo maior município de Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do chefe da Escola Pública de Trânsito do Departamento, Marcos Alexandre Brandão, a primeira aula está marcada para às 17h desta segunda e deverá contar com a presença do diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, além de autoridades locais.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no período noturno e aos sábados durante o dia e vão até o dia 25 de setembro. A data de início das atividades do setor ainda não foi oficialmente definida.

A grade curricular do curso conta com nove disciplinas: legislação de tráfego, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, ética e cidadania, psicologia aplicada, o papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, a decisão de implantar o setor nasceu de acordo com a necessidade de apoiar as autoridades locais em trânsito e ampliar a fiscalização, coibindo excessos e o uso bebida alcoólica e direção. Isso levando em conta uma frota de 166.054 veículos e 130.165 condutores apenas na idade de Dourados.

Instrutor de Trânsito

Ainda na segunda-feira, tem início também em Dourados, o curso de instrutor de trânsito com 40 vagas. Até o dia 27 de setembro, as aulas acontecerão das 9h às 12h15, depois desta data passam a ocorrer no período noturno e seguem até o dia 15 de outubro.

A grade curricular traz aulas de Fundamentos da Educação, Didática, Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Medicina do Tráfego, Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito, Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito, Noções sobre o Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas/Mecânica Básica, Prática de Direção Veicular em Veículos de 02 e 04 Rodas (teóricas e práticas) e Prática de Ensino Supervisionado.

Conforme o chefe da Escola Pública de Trânsito, o objetivo é formar instrutores de trânsito para atuarem como formadores de condutores no processo de primeira habilitação. “Renovar a profissão é sempre importante pois esse profissional está colocando no mercado novos condutores”, comenta.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.