Operação teve apoio aéreo do helicóptero Harpia e policiais da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA)

Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam nesta segunda-feira (6), no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, 17 veículos carregados com produtos de contrabando e descaminho. A operação resultou na prisão em flagrante de 14 pessoas — sendo 12 homens e duas mulheres.
As equipes realizavam patrulhamento pela MS-164, na zona rural do município, quando receberam a informação de que diversos veículos suspeitos estariam escondidos nas proximidades de uma chácara localizada no assentamento. Com base nas denúncias, os policiais seguiram para o local.
Ao chegarem à propriedade, os militares iniciaram as abordagens. Diversos indivíduos tentaram fugir a pé ou com os veículos em meio à vegetação. Nessa primeira fase da ação, dez veículos foram apreendidos e nove pessoas acabaram detidas.
Com o reforço de uma segunda equipe do DOF, apoio aéreo do helicóptero Harpia e policiais da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), mais sete veículos foram localizados em um canavial próximo, onde outras cinco pessoas foram presas.
Durante as entrevistas, os detidos relataram que haviam carregado os veículos com mercadorias em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, com destino final em Campo Grande. Todos afirmaram atuar como “freteiros”, responsáveis apenas pelo transporte dos produtos.
Entre os itens apreendidos estavam 11.550 pacotes de cigarros, 137 pneus de diferentes medidas, 160 cigarros eletrônicos, 175 essências de narguilé, além de perfumes e eletrônicos variados. O valor total estimado das apreensões gira em torno de R$ 1,4 milhão.
Os presos e os materiais foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã. A operação fez parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas — uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) — e da Operação Tempestade no Oeste III, que conta com o apoio do Exército Brasileiro.
O DOF reforça que mantém canal direto com a população para denúncias anônimas, dúvidas e informações. O serviço funciona 24 horas por dia pelo telefone 0800 647-6300, com garantia de sigilo. A instituição também está presente nas redes sociais pelo Instagram (@dofpmms) e Facebook (@pmmsdof).