Distrito de Cristalina ganha acesso gratuito à internet

Sistema foi inaugurado na manhã desta terça-feira (9) pela senadora Soraya Thronicke e pelo prefeito André Nezzi 

Prefeito André Nezzi e a senadora Soraya Thronicke em ato de inauguração do sistema de acesso à internet, em Cristalina – Divulgação

A população urbana do distrito de Cristalina acaba de ser agraciada com um importante benefício na área de inclusão digital. Entrou em funcionamento na manhã de terça-feira (9) o sistema de acesso à internet do Wi-Fi Brasil, um programa do Governo Federal desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Telebras – o primeiro em Mato Grosso do Sul, projeto viabilizado pela senadora Soraya Thronicke.

O programa oferece conexão gratuita à internet em banda larga por satélite, com a finalidade de levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

De acordo com o Ministério das Comunicações, atualmente o programa conta com cerca de 13 mil pontos em funcionamento, instalados em escolas, unidades de saúde, unidades de segurança e unidades de serviço público localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico; entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital; aldeias Indígenas e comunidades quilombolas; localidades onde inexista oferta adequada de acesso à internet em banda larga, identificadas pelo Ministério das Comunicações.

Discorrendo sobre o benefício, a senadora Soraya Thronicke disse que a inclusão digital é importante para todos. “A internet é um palco de aprendizagem, capacitação e trabalho, especialmente nessa época de pandemia da Covid-19, quando muito estão isolados em casa. Esse ambiente virtual possibilita o exercício das nossas atividades, incluindo os estudantes, que estão tendo aulas pelo sistema remoto”, disse a parlamentar.

Para o prefeito André Nezzi, o projeto foi recebido com muita alegria. “Estamos muito contentes por realizar essa parceria que beneficia a população de Cristalina, que vem com o objetivo de melhorar a comunicação dos moradores”, destacou.

José Correa, antigo morador do distrito, além de elogiar a ação, disse que a visita da senadora ao distrito é “histórica”. “Pela primeira vez, uma senadora visita a gente aqui. Isso nunca aconteceu antes. Então, acredito que todos estão felizes por receber a visita da senadora Soraya”, disse o morador.

No evento em Cristalina, o prefeito André Nezzi solicitou à senadora sul-mato-grossense a viabilização de projeto semelhante ao do distrito para a Reserva Indígena Te’yikue. Representantes do distrito entregaram à parlamentar uma pauta de reivindicações de melhoria para Cristalina.

O ato de inauguração do projeto Wi-Fi Brasil em Cristalina, além do prefeito André Nezzi, teve a presença dos vereadores Cido Santos, Luiz Macarrão e Marinalva Farias, dos suplentes Gilsinho e João Paulo, ambos residentes no distrito, do presidente da associação de moradores local, Maurício do Prado Pires, e dos secretários municipais Ieda Marran (Educação), Antônio Maran (Agricultura e Desenvolvimento Econômico), Valberto Ferreira Costa (Saúde), Manoelito Bagaceira (Infraestrutura), Roberto Nakayama (Planejamento, Projetos e Habitação), Alessandro Paulino (Coordenador – Desenvolvimento Econômico) e Manoel Batista de Souza (Chefe de Gabinete).

Foram seguidos os protocolos de segurança relativos à prevenção da Covid-19, dentre os quais a não aglomeração de pessoas. Por essa razão, não houve participação do público do distrito.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.