Posse do Conselho de Reitores de MS será às 9h, no plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa em Campo Grande - Divulgação
Posse do Conselho de Reitores de MS será às 9h, no plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa em Campo Grande – Divulgação

A primeira diretoria do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) será empossada nesta segunda-feira, juntamente com a cerimônia de sua fundação, às 9h, no plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa em Campo Grande. Na ocasião, estará presente o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Fruto de uma ação pioneira no estado, o grupo reúne os reitores Marcelo Turine (UFMS), Liane Maria Calarge (UFGD), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Fábio Edir dos Santos Costa (UEMS), Pe. Ricardo Carlos (UCDB) e Leocádia Aglaê Petry Leme (Uniderp). O objetivo é fortalecer a educação superior e possibilitar que os conhecimentos produzidos nas instituições subsidiem de forma mais efetiva o desenvolvimento do estado. O último encontro do grupo, em junho, marcou a eleição da primeira diretoria do Crie-MS, em que o reitor da UEMS foi eleito presidente do comitê em mandato até o final de 2018.

“O Conselho de Reitores é uma iniciativa visionária que instigará as parcerias entre as instituições participantes, proporcionando novos ganhos e conquistas na pesquisa e na extensão que vão além do ensino superior”, expôs a reitora da Uniderp, Leocádia Aglaê Petry Leme.

Dentre os primeiros encaminhamentos traçados pela união das universidades, cinco áreas de atuação foram apontadas como prioritárias: ciência tecnologia e inovação, excelência na educação básica e superior, internacionalização e mobilidade acadêmica, turismo e cultura e comunicação científica.