Gustavo Leal, diretor de operações do Senai Nacional, em visita ao ISI Biomassa – Assessoria

O diretor de operações do Senai Nacional, Gustavo Leal, visitou, nesta terça-feira (06/08), o ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), localizado em Três Lagoas (MS), para conhecer as instalações e discutir com os gestores e equipe técnica sobre perspectivas futuras e novos negócios. Ele destacou que o objetivo é conhecer efetivamente o trabalho desenvolvido pelo ISI Biomassa e contribuir com uma visão de futuro.

“Minha visita coincidiu com um lançamento de um projeto em parceria com uma estatal chinesa, que é um projeto bem grande então é muito gratificante ver a pesquisa aplicada na indústria. Isso reforça como o Instituto é fundamental para o desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul e do Brasil inteiro”, afirmou Gustavo Leal, que estava acompanhado do gerente-executivo de inovação e tecnologia do Senai Nacional, Marcelo Prim.

Ele acrescentou que trabalhou na idealização dos Institutos Senai de Inovação desde 2012. “Chego a ficar emocionado quando vejo que esse projeto saiu do papel e de fato se transformando num ambiente de transformação da economia do País, tão importante para a indústria brasileira. Nosso objetivo é ajudar o setor produtivo a se apropriar de conhecimento e conhecimento é a matéria-prima básica da nova economia”, completou.

Na avaliação de Marcelo Prim, é significativa a evolução do ISI Biomassa. “A primeira vez que visitei o ISI Biomassa, ele estava incubado na Fiems como uma sala de pesquisa e, naquela época, o grande desafio era conseguir o primeiro projeto. Há cerca de um ano estive aqui novamente e a grande batalha era conseguir um grande projeto em parceria com a Embrapii. E hoje, para nossa grata surpresa, todas as salas estão ocupadas com projetos diferentes, para empresas diferentes, segmentos diferentes, de portes diferentes. Então vemos com muita alegria essa evolução e esse posicionamento no mercado”, considerou.

Para o diretor-regional do Senai de Mato Grosso do Sul, Rodolpho Caesar Mangialardo, é um privilégio receber representantes nacionais da instituição para conhecerem de perto as instalações do ISI Biomassa. “Isso só reforça o tamanho dos resultados positivos que temos conquistado neste último ano. Temos fomentado muitos projetos aqui no ISI Biomassa para atender a indústria brasileira e agora recebemos gestores nacionais do Senai que vêm para contribuir com as nossas ações. A vinda do Gustavo e do Marcelo mostra que estamos no caminho certo”, salientou.

Já a diretora do ISI Biomassa, Carolina Andrade, destacou a interação e a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pelo Instituto. “Fizemos uma visita guiada pelos laboratórios para mostrar nossa infraestrutura e também como estão sendo aplicados os recursos que conseguimos lá atrás, então é muito legal vendo isso tomando forma e como evoluímos na nossa missão de atender a indústria brasileira, contribuindo para a pesquisa e inovação e também para a competitividade dos nossos produtos”, finalizou.