Digital, Mundo Senai 2020 “se joga” no universo dos games em Mato Grosso do Sul

Robótica e programação de games foram as principais atrações da segunda parte da 2ª etapa do novo formato do Mundo Senai, que oferece a oportunidade para a população conhecer de perto a estrutura, corpo docente e o trabalho desenvolvido pela instituição, realizada na tarde desta sexta-feira (27/11).

Para os Geeks, fãs de tecnologias, jogos eletrônicos, de tabuleiros, quadrinhos, mangas, livros, filmes e séries, as aulas e oficinas foram ainda mais especiais, com o tema “cosplay”, que significa brincadeira de fantasia, todos entraram no clima e se fantasiaram de personagens de filmes, desenhos animados e jogos.

No hotsite do evento, que pode ser acessado no link http://www.mundosenai.ms.senai.br/, os alunos puderam participar de uma disputa de game, com prêmio para o vencedor. O evento, que foi realizado simultaneamente em todo o Brasil pelo Senai Nacional, é uma oportunidade para a população conhecer de perto a estrutura, corpo docente e o trabalho desenvolvido pela instituição.

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento teve de ser reformulado e foi 100% online, sendo que nesta 2ª etapa a programação foi direcionada aos estudantes das escolas públicas e privadas do Estado, bem como industriais e comunidade em geral.

A tarde começou com aula prática que ensinou técnicas de tie dye e slime, enquanto, logo em seguida, teve o “Show de Arduínos”, que apresentou técnicas de programação de robôs. Ministrada pelos instrutores do Senai MS Pedro Eugênio e Domsley Dutra, que, fantasiados dos super-heróis da Marvel Homem-Aranha e Pantera Negra, trouxeram um panorama completo e prático de como essa plataforma de prototipagem pode ser usada.

“Podemos usar automação em casa, controlando utensílios como uma cafeteira que é programada para ligar sozinha em uma determinada hora e dispositivos de segurança. Com essa plataforma é possível desenvolver experimentos em casa”, destacou o professor Pedro Eugênio.

No setor industrial a automação já é uma realidade, usada facilitar o trabalho, o que chamamos de Indústria 4.0. “Robotização, indústrias onde atividades pesadas são feitas por máquinas, para deixar o humano trabalhar com a parte de inteligência e criação”, destacou o professor Domsley Dutra.
Para os apaixonados por games, aulas desvendaram os segredos de jogos. O técnico do Senai MS, Bruno Gabriel, fantasiado do super-herói da DC Batman, falou sobre linguagem de programação e ensinou os primeiros passos para quem quer aprender os códigos e mistérios do mundo de games. E os alunos Pedro do Santos Moura e Gabriela do Santos Moura deram show jogando Mine Craft e dando dicas para os gamers.
Além da programação principal os estudantes puderam também participar de oficinas gratuitas. Foram 12 opções com temas variados como: montagem de PCs para jogos, formação técnica para o primeiro emprego, casas inteligentes e sustentáveis, pilotagem de drones, realidade aumentada para estoques e fabricação de cookies.

Durante o evento foram ofertados três cursos de qualificação gratuitos. Os cursos são na área de sistema de automação, eletrônica em energias renováveis e lógica de programação. Foram quase 7 horas de programação ao vivo. Para quem perdeu o evento, os vídeos continuam disponíveis pelo hotsite http://www.mundosenai.ms.senai.br/ou pelo Canal do Senai MS no YouTube.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.