Diante de alerta climático em MS, Energisa reforça cuidados para evitar acidentes com eletricidade 

Cemtec/MS prevê de chuvas moderadas a queda de granizo em algumas regiões do estado – Divulgação INMET

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS) traz um panorama de severidade climática com chuvas moderadas, grandes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo entre 24 e 29 de outubro no Mato Grosso do Sul, o que significa redobrar os cuidados com a segurança.

Já para esta sexta-feira (24) à noite há previsão de ventos fortes na região leste, podendo ultrapassar 60 km/h. No sábado (25) à noite e no domingo, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria, devem provocar chuvas intensas, acompanhadas de descargas atmosféricas, em especial no centro-sul do estado. Ainda no sábado, possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e ocorrência pontual de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, nas regiões pantaneira, sudoeste e sul do estado. Nos próximos dias, também poderão ocorrer tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Até quarta, as rajadas de vento devem chegar até 70 km/h, principalmente na regional Norte e Sul. Na quarta, 29, a chuva deve se concentrar na região Norte do Mato Grosso do Sul.

“A Energisa MS monitora e acompanha junto a órgãos como o Cemtec/MS, o NetClima e Defesa Civil, as mudanças climáticas. Com a possibilidade de fortes ventos e outras ocorrências severas, traçamos um plano com antecedência para mobilizar as equipes para atender a população com rapidez e segurança”, diz o gerente de Operações Helier Fioravante.

Além da preocupação com o atendimento, que, inclusive, deve ser sinalizado pelo cliente por meio dos canais de atendimento, o gerente de operação também enfatiza os cuidados com a eletricidade em dias de tempestades. “Um deles é nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos no chão. Acione imediatamente a Energisa”, exemplifica. Outros cuidados são:

  • evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica;
  • mantenha distância de janelas, portas metálicas e estruturas que possam conduzir energia;
  • Se houver sinais de curto-circuito, faísca ou alagamento próximo à tomada, desligue o disjuntor geral da casa e aguarde em um lugar seguro.

A empresa reforça que os clientes entrem em contato por meio de seus canais de atendimento, tanto para registrar a interrupção de energia, como para alertar sobre fios soltos e galhos caídos sobre a rede elétrica.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.