Dia Mundial da Voz é destacado por Idenor Machado

Idenor abordou o tema durante a tribuna livre da sessão ordinária desta segunda-feira (16) – Foto: Thiago Morais

Durante a sessão ordinária, realizada na segunda-feira (16), na Câmara de Dourados, o vereador Idenor Machado (PSDB) usou a tribuna para falar sobre a importância do cuidado da voz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país com maior incidência de câncer de laringe, e atinge em média oito mil brasileiros que morrem em decorrência desta doença.

Segundo o vereador, que abordou o tema para celebrar o Dia Mundial da Voz , que é comemorado no dia 16 de abril, em Dourados, é preciso realizar ações preventivas que garanta assistência aos professores para prevenir doenças ligadas a voz.

Ele conta que no ano de 2000 a data ganhou destaque em Dourados por meio de um projeto idealizado pelo fonoaudiólogo e professor Ademir Baena. Era chamado de “Programa de Saúde Vocal”, onde o professor realizava atendimentos e palestras de conscientização e explanava sobre importância dos cuidados com a voz.  Idenor revela que  pesquisas realizadas neste projeto, na época, que 95% dos professores, de um total de 284 avaliados, apresentaram sintomas que indicaram problemas nas cordas vocais, sendo rouquidão, ardência, cansaço, sequidão, sensação de corpo estranho, falhas na voz.

“Sentimos a necessidade de haver um profissional que dê esse tipo de assistência ao magistério, pois o professor depende exclusivamente da voz para desenvolver sua profissão”, destaca vereador Idenor.

O vereador agradeceu a dedicação e empenho do profissional que, ao longo dos anos se preocupa em criar ações que beneficiem a categoria. “Ao Dr. Ademir Baena profissional renomado que além deste projeto que desenvolveu dentro da cidade de Dourados, atua em todo MS, com vários projetos que visa cuidar da saúde vocal, nosso muito obrigado por sempre ser parceiro para realizações de programas que tem por objetivo conscientizar sobre esse problema que atinge toda um gama de profissionais” finalizou  Idenor.

Força Expedicionária

Idenor lembrou também, com muita sensibilidade, o dia da Força Expedicionária Brasileira- FEB, comemorado no dia 14 de abril, que foi marcada pela Batalha de Montese, Itália, na qual a atuação de tropas brasileiras foi considerada essencial para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados contra as tropas alemãs.

Citou que todo dia 14 de abril na cidade de Montese, é oferecida uma homenagem aos pracinhas brasileiros, onde é cantado, em português, nas escolas o hino da FEB, sendo que as crianças aprendem desde pequenas a cantar o hino. “É uma bela homenagem àqueles que por la cumpriram seu papel como patriota. Muito obrigado a comunidade italiana”, completou Idenor.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.