O Dia Mundial da Saúde acontece no dia 7 de abril, das 7h às 11h, no Parque das Nações Indígenas – Divulgação

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Unimed Campo Grande realizará um evento gratuito e aberto à toda a população com diversas atividades físicas e orientações para uma vida mais saudável. A programação começa às 7h com uma caminhada em volta do lago do Parque das Nações Indígenas e segue com aulão funcional e até pilates no solo.

“A Organização Mundial de Saúde recomenda em média 150 minutos de atividade física por semana. A pessoa, por exemplo, pode praticar trinta minutos divididos em quatro dias e alternados”, afirma o educador físico da Unimed Campo Grande, Eder Carrilho Leal.

Para o Dia Mundial da Saúde, a primeira atividade do dia será uma caminhada moderada em volta do lago do Parque das Nações Indígenas. “É um tipo de exercício que qualquer pessoa pode fazer. Não precisa de materiais e não tem custo. Quem deseja começar uma atividade física e está sem muitas opções pode tentar a caminhada. No dia estaremos realizando as orientações necessárias aos praticantes”, explica Leal.

Em seguida, a programação continua com alongamento, aula de funcional, pilates no solo e exercícios de fortalecimento muscular. Quem tem dúvidas em relação às atividades poderá aprender um pouco sobre cada um no dia. “A caminhada é mais democrática, enquanto o funcional é um exercício mais completo, pois dentro do funcional trabalhamos a força, flexibilidade, resistência cardiorespiratória e coordenação motora. Qualquer pessoa pode participar a não ser que tenha uma restrição médica específica”, ressalta.

Como para a maioria o objetivo de praticar uma atividade física está relacionado com a perda de peso, os profissionais da Unimed Campo Grande realizarão testes de bioimpedância, que medem os níveis de água, gordura e massa magra do corpo. “A questão do emagrecimento é muito direcionada. É importante realizar uma atividade física, mas para a perda de peso, a dieta calórica deve ser menor que o gasto calórico”, explica o educador.

Programação – Este ano, a Unimed Campo Grande dividiu as ações em cinco versões: Movimente-se, Cuide-se, Anime-se, Alimente-se e Inspire-se.

A abertura ficará por conta do Movimente-se, com a caminhada para todas as idades, às 7h e alongamento das 8h10 às 8h30, ministrado por um fisioterapeuta da Cooperativa médica.

Já para quem deseja se aprofundar e descobrir as potencialidades do próprio corpo, as indicações são para as aulas de fortalecimento muscular, das 8h40 às 9h10, e funcional, no período de 9h20 às 9h50. O Movimente-se termina no pilates do solo, das 10h às 10h30.

Paralelamente as atividades físicas, o Dia Mundial da Saúde terá o Cuide-se com aferição de pressão, bioimpedância, que mede a quantidade de água, gordura e massa magra no corpo, orientações nutricionais e de pressão arterial, além do teste gratuito de glicemia.

Quem passar pelos exames pode iniciar com o pé direito a reeducação alimentar. No mesmo espaço, dentro do Alimente-se, os parceiros da Unimed Campo Grande realizarão uma pequena feira de produtos naturais, hortifruti e lanches saudáveis durante todo o evento, das 7h às 11 horas.

Programação infantil – Inspirar uma vida saudável também inclui as crianças. Foi pensando nisso que a Unimed Campo Grande optou por montar um espaço com gibiteca, mesa de jogos e recreação infantil. A versão Anime-se busca o cuidado com a mente e a diversão, tudo que contribui para uma vida mais equilibrada e saudável para toda a família.

Por fim, a programação também terá a versão Inspire-se com um Orquidário e flores à venda, com instruções para o manejo e o cuidado com as plantas, que longe de ser apenas um hobbie é também uma terapia para o corpo e a mente.

Serviço – O Dia Mundial da Saúde acontece no dia 7 de abril, das 7h às 11h, no Parque das Nações Indígenas. O parque está localizado nos altos da avenida Afonso Pena. O evento tem o apoio do programa Viver Bem da Unimed Campo Grande e Sistema OCB/MS.