Madson Valente acredita que o Dia Mundial da Água serve para reflexão – Foto: Thiago Morais

O vereador Madson Valente (DEM) considera que a data de hoje (22), que se comemora o Dia Mundial da Água, é uma enorme oportunidade da sociedade despertar para maior comprometimento com a preservação do principal mineral, vital para nossas vidas.

Madson considera que, embora o Brasil seja o maior detentor de água doce do mundo, representando 12% do total do planeta, o país possui problemas de distribuição, visto que nossas águas concentram-se, em sua maioria, no norte do país, região menos povoada, enquanto o sudeste, por exemplo, de maior densidade populacional, já vivencia problemas de abastecimento.

Outra situação que o vereador destaca, é de que a água deve ser vista pelo seu valor vital para sobrevivência humana e não pela ótica capitalista, de valor econômico. “Por isso defendi que os serviços de saneamento sejam geridos por empresas públicas, visto que os lucros obtidos são revertidos para melhorias dos sistemas, objetivando sempre as buscas da universalização dos serviços de abastecimento de água e também do esgotamento sanitário, visto que cuidar do esgotamento é evitar a contaminação dos lençóis superficiais e subterrâneos”, alertou Madson.

“Tenho plena convicção que temos que avançar muito nesta discussão, que precisamos de políticas públicas, que necessitamos de conscientização sobre o uso racional da água, portanto considero que somente as mudanças de atitudes poderão contribuir para garantir água potável para humanidade, sendo esta uma questão de responsabilidade pública e moral”, completou o vereador.