Dia do Psicólogo é comemorado na UNIGRAN com mesa redonda e palestra

Diversos profissionais egressos da UNIGRAN abrilhantaram a comemoração do Psicólogo realizado pelo curso de Psicologia – Divulgação

Nesta terça-feira (27), o curso de Psicologia realizou uma programação alusiva ao Dia do Psicólogo. No período matutino, docentes e alunos receberam os profissionais egressos da UNIGRAN Bruno Pael dos Santos, Raquel Matos Palácio Ribeiro e Davi Borges para a mesa redonda ‘Por onde anda a Psicologia?’ e a noite, aconteceu a palestra ‘Trilhando caminhos na Psicologia’, com a egressa Ana Carolina Lange da Silva.

Carlos Arturo Valiente Filho, professor do curso e mediador da mesa, explicou sobre a atividade. “Hoje, 27 de agosto, nós comemoramos o Dia do Psicólogo no Brasil, que é uma profissão que demorou muito para se constituir e precisou passar por um longo processo gestacional. Por isso, estamos colocando em prática esse projeto da mesa redonda, que já executamos no primeiro semestre e objetiva trazer profissionais que estão atuando em diversas áreas da Psicologia. Com isso, o evento comemora a data e também mostra aos nossos alunos os caminhos possíveis de atuação e ainda, o que a Psicologia está fazendo dentro da nossa sociedade”, apontou.

A mesa redonda abordou a atuação da Psicologia nas áreas Institucional, Educacional, Prisional e Social, trazendo as experiências, avanços e também as dificuldades.

Raquel Palácio é psicóloga da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário – Agepen e falou sobre o trabalho que desenvolve nos presídios. “Considerando que o tema da mesa é ‘Por onde anda a Psicologia’, vim trazer a realidade da área que atuo, a prisional, falando um pouco sobre como os interessados podem se tornar psicólogos na área prisional e também alguns desafios que eles vão encontrar lá. Destaco ainda a importância desta iniciativa, que oportuniza a nós profissionais mostrar a realidade de cada atuação”, falou.

Atuando no Centro Especializado de Assistência Social – CREAS, o psicólogo Bruno Pael trouxe a Psicologia social e comunitária. “Vamos falar um pouco da história do profissional dentro do Sistema Único de Assistência Social [SUAS] e do trabalho realizado do CREAS, como ele atua na cidade dentro da Proteção Social Especial de Média Complexidade e a diferença entre ele e outras ferramentas do Sistema. Ainda, discutiremos sobre alguns desafios que enfrentamos e faremos um breve contexto da atuação profissional no cenário político atual”, disse.

Já a palestrante Ana Carolina Lange, explicou sobre o tema da palestra. “A temática surgiu por entender que dentro da formação acadêmica os alunos têm algumas dúvidas sobre a área em que vão atuar. Sabemos que a resposta da pergunta ‘quem sou eu?’ interfere no processo dessa escolha, por isso, vamos conversar sobre isso. Sou formada há 14 anos e fico muito feliz de estar aqui novamente, agora como palestrante, para falar sobre o empreendedorismo na Psicologia, que é um tema que geralmente não temos a oportunidade de ouvir e que é imprescindível na vida profissional. Vou focar na minha área, Psicologia Perinatal, que é recente no Brasil, e trabalha com as mulheres que desejam engravidar, gestantes e mães”, falou.

Além da mesa redonda e da palestra, a comemoração teve apresentações culturais realizadas por alunos e sorteio de brindes.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.