Dia do Odontopediatria: a importância de cuidar desde cedo

O incentivo à higiene bucal na infância garante boas práticas durante toda a vida

No dia 30 de janeiro, comemora-se o “Dia do Odontopediatra”. O odontopediatra é o profissional responsável pelos cuidados com a boca dos pequenos, desde os primeiros meses de vida. Junto dos pais, o profissional atua pela prevenção e manutenção da saúde bucal das crianças. Durante a infância, é comum que os pais sejam os maiores exemplos. Junto deles, a criança descobre e interpreta o mundo ao seu redor, e isso abrange os cuidados com a higiene.

Dos pés à cabeça, é fundamental que os responsáveis pelo pequeno expliquem com paciência e didática a maneira correta de fazer a higiene, sempre, prezando pelo bom exemplo. A criança que pratica bons hábitos em prevenção à saúde, tem isso como prioridade na vida adulta. Entenda melhor sobre o assunto com a odontopediatra da Cassems, Heloisa Helena Nunes da Cunha.

A odontopediatra Heloisa Helena explica que há um entendimento de que os cuidados com a boca devem começar após o surgimento do primeiro dente. No entanto, os pais têm que estar atentos desde o nascimento da criança. “A primeira coisa a se avaliar são os frênulos, ou, como popularmente chamados, o freio de língua. Os cuidados são em relação às estruturas anatômicas da cavidade oral”.

Além da atenção para a estrutura da boca, é importante que a higiene esteja presente na rotina do bebê, antes mesmo dele ter a coordenação para fazer os procedimentos sozinhos. Para a odontopediatra, a criança pode ter mais facilidade em aprender quando os pais praticam a limpeza desde os primeiros dias de vida. “Independentemente de ter os dentes, para que essa criança tenha esse procedimento como rotina, é preciso cuidar desde o nascimento. Se os pais já têm esse costume, mesmo antes dos primeiros dentinhos, a criança fica condicionada”.

De acordo com Heloisa Helena Nunes, o procedimento de higiene na gengiva do bebê deve utilizar apenas gaze e água. “A higienização é feita somente uma vez ao dia, após a última mamada antes do bebê fazer o sono da noite. Após os seis meses, quando os pais inserirem as papas na alimentação da criança, é necessário higienizar depois dessa alimentação e à noite”.

A amamentação tem papel fundamental no desenvolvimento da estrutura bucal. A profissional de Odontologia explica o aleitamento materno auxilia nos primeiros dias de vida.  “Nos primeiros dias da amamentação, a criança ainda não suga o seio da mãe, ela ordenha. E, para fazer esse processo, ela projeta a mandíbula e realiza a pega do peito mais facilmente. Então, a amamentação é importante para estimular o crescimento, porque, com essa projeção ela se desenvolve. Além de tudo isso, auxilia no posicionamento de língua e na respiração, que deve ser nasal, e não bucal”.

No entanto, Heloisa esclarece sobre o mito de que o leite materno não causa cáries na criança. “É necessário entender que, apesar de ser um leite materno, que não é rico em açúcares, carboidratos e gorduras, também pode causar cárie. Tudo o que ‘gruda’ no dente pode fermentar e trazer essas bactérias para a boca do bebê”.

Após os seis primeiros meses de vida, a introdução alimentar também tem papel fundamental no desenvolvimento da dentição. A orientação da odontopediatra é para a textura dos alimentos oferecidos para a criança. “Orientamos para que os pais evitem, ao máximo, aquelas papas peneiradas, amassadas e batidas. Desde que começa a se alimentar, inclusive, para incentivar a deglutição e estimular a gengiva, é preciso amassar grosseiramente o alimento e oferecer. A partir do momento que tiver os dentes anteriores, alguns alimentos já podem ser dados em pedaços maiores”.

Outra dúvida frequente dos pais é sobre a influência da chupeta e bico da mamadeira na formação dos dentes da criança. Heloisa chama atenção para a questão de que, com a vida moderna, é comum que os pais tenham que deixar os seus filhos aos cuidados de outras pessoas e, nesses momentos, essas ferramentas podem contribuir como um facilitador. Por isso, ela orienta para o uso correto. “Deve-se evitar utilizar mamadeira e chupeta, mas, se não for possível, é preciso utilizar a mamadeira apenas para o momento do mamá e, a chupeta, apenas para acalmar o choro. O bico utilizado deve ser o ortodôntico, de cabeça chata. Também, é importante que esses hábitos sejam retirados da criança até os dois anos”.

O processo de erupção dentária dos bebês gera muitas inseguranças nos pais. De acordo com a odontopediatra, alguns acreditam que o nascimento dos dentes provoca febre nas crianças, mas, o que acontece é um quadro febril. “A criança fica com a cabeça um pouquinho mais quente, o resto do corpo em temperatura normal, os pés e as mãos, frios. Com isso, ela fica irritada, pois, rasga a gengiva”.

Para Heloisa, é possível aliviar o desconforto da criança ao oferecer um mordedor com base de gel, deixado no freezer por 15 minutos. Além disso, é importante ter alguns cuidados com a alimentação. “Orientamos para não dar alimentos quentes, mornos, moles ou crocantes. O ideal é priorizar comidas frias ou em temperatura ambiente e duros. Tudo que é frio alivia o desconforto”.

Odontologia para Bebês

A Cassems possui um programa de prevenção para incentivar hábitos saudáveis no cuidado com os dentes das crianças, evitando tratamentos curativos. O atendimento preventivo é realizado no Centro Odontológico na sede da Cassems em Campo Grande: segunda, quarta e sexta-feira durante a manhã, ou terça e quinta-feira à tarde.  As palestras de orientação para os pais acontecem duas vezes ao mês, às segundas de manhã e às quintas a tarde no auditório da sede da Cassems.

O programa recebe dependentes de beneficiários titulares da Cassems e as crianças devem ter de zero à três anos e onze meses de idade, permanecendo no projeto até completar cinco anos. De acordo com Heloisa, a orientação é para que os responsáveis pela criança procurem ao programa de prevenção quando ela completar dois meses de vida e, após a primeira consulta, os retornos são trimestrais.

A participação no programa de prevenção “Odontologia para Bebês” pode ser agendada pelo telefone 3309-5394 ou 99983-3765.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.