Palestra será proferida pelo Doutor Luiz Alberto Ovando – Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

A Unimed Campo Grande e a Sociedade de Cardiologia do Estado de Mato Grosso do Sul realiza no dia 9 de março, às 19h30, a palestra Doença Arterial Coronária na Mulher, do Cardiologista Dr. Luiz Alberto Ovando. O encontro finaliza as atividades em celebração ao Dia da Mulher e busca alertar a população sobre o número de doenças cardiovasculares no público feminino.

De acordo com o vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Gerson Gattass Orro de Campos, a mulher hoje precisa lidar com níveis altos de estresse e por isso está propensa a sofrer com doenças do coração.

“A mulher ocupa cargos que antes não ocupava e isso compete mais responsabilidade e estresse. Isso também resultou em doenças que antes não tinha muita frequência”, explica Campos. Para o vice-presidente, a parceria com a Unimed Campo Grande é essencial para promover a prevenção entre o público feminino. “Os fatores de risco devem ser evitados, como fumar, ingerir bebida alcoólica, obesidade e falta de prática de atividades físicas”, ressalta.

A programação na Unimed Campo Grande começa às 16 horas, com uma Oficina para Mulheres e uma Roda de Conversa sobre a Saúde da Mulher. Em seguida, profissionais de educação física e nutrição ministrarão aulas com dicas para a prevenção e promoção do bem estar feminino. “Nós estávamos organizando um dia especial para a mulher quando surgiu a oportunidade de firmar a parceria com a Sociedade de Cardiologia de Mato Grosso do Sul, o que agregou ainda mais ao nosso propósito”, afirma a Coordenadora de Atenção Integral à Saúde, Mariana Rodrigues Moreira.

Após a Roda de Conversa sobre a Saúde da Mulher, o evento continua com dicas de educadores físicos e nutricionistas sobre exercícios físicos e alimentação saudável. “A nutricionista vai falar um pouco sobre os alimentos saudáveis de acordo com a faixa etária, da juventude a menopausa. Os educadores físicos e a nutricionista darão todo o suporte para a roda de conversa, que será mediada por uma fisioterapeuta”, acrescenta Mariana.

Para finalizar a programação acontece a palestra “Doença Arterial Coronária na Mulher”, às 19h30, ministrada pelo Dr. Cardiologista Luiz Alberto Ovando.

Sintomas de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais em mulheres: 

Muitas vezes não há sintomas da doença subjacente dos vasos sanguíneos.

Um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pode ser o primeiro aviso da doença subjacente.

Os sintomas do ataque cardíaco incluem: Dor ou desconforto no centro do peito;

Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.

Dificuldade em respirar ou falta de ar

Náuseas

Vômitos

Dores nas costas ou na mandíbula

O sintoma mais comum de um acidente vascular cerebral é uma súbita fraqueza da face e dos membros superiores e inferiores, mais frequentes em um lado do corpo.

Outros sintomas incluem: 

Dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo;

Confusão, dificuldade para falar ou para entender;

Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos;

Dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação;

Dor de cabeça intensa sem causa aparente;

Desmaio ou inconsciência.

As pessoas que apresentarem tais sintomas devem procurar imediatamente assistência médica.