Neste sábado (18) acontece o dia “D” de vacinação contra poliomielite e sarampo e, em Dourados, a população contará com 36 pontos de vacinação disponíveis. A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde, tem mobilizado pais e responsáveis para que não deixem de levar as crianças com idade de até cinco anos para receberem as doses.

Além das 35 unidades básicas de saúde do município, a vacinação no Dia D acontecerá também na Praça Antônio João.  Nas unidades de saúde o horário será das 8h às 17h (sem fechar para almoço) e na praça central das 8h às 13h.

A campanha acontece em todo o país, teve início no dia 6 e seguirá até o dia 31 de agosto. Dourados recebeu mais de 12 mil doses das vacinas e a meta da administração municipal é alcançar 95% do público-alvo.

A imunização é a forma de prevenção para que os casos das doenças não retornem. Tanto a pólio quanto o sarampo podem levar à morte quando alcançam estágios graves. No caso da pólio, o vírus é considerado extinto do país desde meados de 1990, no entanto, outros países têm contado com casos e falta de cobertura vacinal pode fazer com que o vírus retorne para o Brasil.

A mobilização em torno do dia D em Dourados conta com parceria da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e do Rotary Club, que tem na luta pela erradicação da pólio uma das iniciativas mais longas e importantes da sua trajetória.