Em Dourados, os postos de saúde atenderão exclusivamente para a campanha neste dia 16, das 08h às 17h – Foto: Assecom
Em Dourados, os postos de saúde atenderão exclusivamente para a campanha neste dia 16, das 08h às 17h – Foto: Assecom

A campanha nacional de multivacinação teve início na segunda-feira (11) e neste sábado (16), ocorre o “Dia D”. A ação visa a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes (menores de 15 anos) para maior controle de doenças imunopreviníveis.

Os postos de saúde de toda a cidade atenderão exclusivamente para a campanha neste dia 16, das 08h às 17h.

Em Dourados, a ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde/ Superintendência Geral de Vigilância em Saúde é coordenada pela Vigilância Epidemiológica de forma integrada com a Secretaria Municipal de Saúde.

Carla Ribeiro, gerente de imunização, destaca que é a oportunidade para os pais que precisam levar os filhos e trabalham durante toda a semana, sendo ainda que como o dia é exclusivo para ação, a aplicação das dosagens ocorrerá rapidamente nas unidades.

“Os pais devem levar os filhos pequenos para essa atualização, já os adolescentes podem ir por conta e se informar. Vale lembrar que todos precisam levar a carteirinha de vacinação para a conferência das doses que faltam”, diz.

A gerente explica que em Dourados “a pretensão é alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes, visto que é comum o esquecimento de vacinas que têm ciclos ou que sofrem atrasos nesse período”.

Desta forma, diante de análise às cadernetas de vacinas, será feita a aplicação das doses corretamente.

O Ministério da Saúde destaca que não tomar as vacinas corretamente pode contribuir para o reaparecimento ou aumento de algumas doenças.

O atendimento dentro do âmbito da campanha, que segue até o dia 22 de setembro nas unidades de saúde, será no horário normal destes em Dourados, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.