Dourados pronta para realizar um dos maiores desfiles da Independência dos últimos anos - Foto: A. Frota
Dourados pronta para realizar um dos maiores desfiles da Independência dos últimos anos – Foto: A. Frota

Programação elaborada pela prefeitura inclui diversas atrações além do desfile, como muita música e outras apresentações culturais

O desfile de 7 de setembro em Dourados, que comemora 195 anos da Independência do Brasil, promete ser um dos melhores dos últimos anos. O evento, além, das tradicionais atrações, como a apresentação de fanfarras de escolas, participação de alunos e dos organismos de segurança como o Exército Brasileiro, traz muita novidade, entre elas as apresentações culturais.

A prefeita Délia Razuk criou uma comissão especificamente para cuidar dessa comemoração e pediu para que fosse um evento que fizesse a diferença, desde a abertura oficial da programação quando ela, tradicionalmente acendeu a Chama da Pátria, na Praça Antônio João, junto a outras autoridades civis e militares.

Neste ano, serão pelo menos 12 escolas municipais desfilando na Avenida Marcelino Pires, duas estaduais, entidades particulares e seis instituições militares. Outro fator interessante é que, apesar da greve na educação, em torno de 2 mil crianças de 36 Centros de Educação Infantil, estarão participando do desfile nesta quinta-feira. São mais de 50 entidades.

Entre as particulares estão centros culturais, como o de Tradições Gaúchas e os nipônicos, representantes do setor esportivo, música (incluindo a apresentação de coral) e dança. Na área militar a grande atração é o desfile do Exército, seguido por organismos como da Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e outros.

Em todo o trajeto do desfile a prefeitura providenciou todo o esquema de segurança, com policiais, agentes de trânsito e ambulâncias, com o propósito de garantir a tranquilidade das famílias que estarão prestigiando as festividades.

Momento cívico – As ações alusivas à Semana da Pátria começaram pelas escolas da sede do município e dos distritos, com programação diária desde segunda-feira. Para a comissão organizadora, é um incentivo ao patriotismo.

Para a prefeita Délia, o tema para essa celebração já diz tudo porque entende que “O compromisso de cada douradense faz nossa cidade independente e forte”.