Descumprir medida de isolamento social em Caarapó vai render multa de R$ 1 mil

Autoridades se reuniram na última sexta-feira para debater ações contra a pandemia do coronavírus em Caarapó – Foto: Divulgação

O descumprimento do isolamento social vai render multa de R$ 1 mil em Caarapó. A penalidade é válida para quem for diagnosticado com suspeita de Covid-19, aguardando resultado de exame, e descumprir esse tipo de medida.

Na última sexta-feira (17), o prefeito André Nezzi (PSDB) participou de reunião com a Comissão de Controle Sanitário do Governo de Mato Grosso do Sul, com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e representantes das forças de segurança pública. “Na oportunidade, discutimos ações que serão colocadas em prática já nesta semana, como fiscalização mais rigorosas em pontos de aglomeração de pessoas, inclusive com blitzes surpresas em comércios e residências, que houver denúncias de descumprimento das medidas restritivas”, informou o dirigente nas redes sociais.

Conforme o mandatário, será constituída uma equipe exclusiva da Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para fazer o acompanhamento das pessoas que estiverem em isolamento social. “Também estaremos realizando a compra de centenas de testes rápidos, além dos que o governo se comprometeu a doar ao nosso município”, destacou o prefeito, informando ainda que o município vai receber da secretaria estadual de Saúde 15 mil máscaras para serem entregues à comunidade indígena e para pessoas em estado de vulnerabilidade social. “Estamos licitando centenas de kits com medicamentos indicados para o tratamento, os quais serão entregues a pacientes positivados, cujo médico receitar esses remédios e, claro, desde que o paciente concorde”, informou o dirigente.

Até a última sexta-feira, a taxa de recuperação de pacientes que foram contaminados com vírus passava de 63%, considerada “boa” pela Comissão Estadual de Controle. “Com essas ações, esperamos evitar a propagação do vírus, ao mesmo tempo diminuindo o número atual de pessoas infectadas. Caso não ocorra, mudanças no comportamento e os números não melhorem, aí teremos que aumentar as restrições e até mesmo horários de funcionamentos dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Cabe a todos nos ajudar e colaborar para que isso não precise ocorrer”, reiterou o prefeito André Nezzi.

Até sexta-feira passada, boletim oficial da prefeitura de Caarapó indicavam a existência de 113 casos confirmados, 60 recuperados, 48 pessoas em isolamento domiciliar, 60 aguardando resultado de exame e duas internações. Nenhuma morte por Covid-19 foi registrada no município.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.