Em tempos de crise e de baixos investimentos em políticas educacionais públicas, as faculdades particulares vem se tornando, além de uma boa opção de ensino superior, a chance de milhares de estudantes entrarem no mundo universitário. Mas, às vezes, as taxas de matrícula e as mensalidades altas fazem muitos jovens se endividarem antes de receber o tão sonhado diploma e desistirem durante o decorrer do curso. Por isso, fique ligado nessas dicas de como estudar em um faculdade particular sem entrar no vermelho.

Financiamento do Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo federal que financia a graduação superior de estudantes de baixa renda que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais. O Fies ficará responsável pelo abono das mensalidades da instituição de ensino e o aluno terá até 12 anos para pagar o financiamento, com dívidas mensais de valor máximo de R$ 150.

Bolsa de estudos
As bolsas de estudos são ótimas alternativas para você não se apertar no investimento universitário, mas talvez você tenha que ralar para conseguir uma. Isso porque algumas faculdades oferecem bolsas de estudo por meio de uma prova, em que o estudante deve alcançar uma média suficiente para garantir o seu desconto. Outra alternativa de bolsas são os programas de instituições de inclusão social, que oferecem até 70% de desconto em ótimas faculdades privadas, como a Cruzeiro do Sul, a Anhembi Morumbi e a Estácio.

Monitoria
Algumas faculdades oferecem vagas para monitoria que ensinam um ofício ao aluno dentro da instituição. O “salário” seria revertido para a fiança das mensalidades e o aluno, durante o tempo da monitoria, não precisaria pagar nada para estudar.

Financiamento por bancos

Essa não deve ser a sua primeira escolha, mas, se as opções estiverem se esgotando, faça um financiamento por bancos. Muitos bancos presentes no Brasil oferecem a modalidade, porém, com taxas e juros exorbitantes que endividam ainda mais o aluno. Por isso, se você não estiver em condições de assumir uma nova dívida, não faça isso! A vantagem de fazer um financiamento por banco é que você terá mais tempo e terá um leque maior de alternativas para abater a dívida.

Escolha a faculdade certa

Claro que escolher uma faculdade boa é uma tarefa bem difícil. Você deve avaliar a qualidade de ensino, pesquisar quem são os professores e ver qual é a grade curricular do seu curso. Pesquisar bem é garantir que você não irá investir o seu dinheiro em uma faculdade e em um curso ruim.

Ivinhema_Novembro Azul