Sessão solene para homenagear Proerd foi nesta terça-feira, 20; na foto, Coronel Davi com alguns dos homenageados - Assessoria
Sessão solene para homenagear Proerd foi nesta terça-feira, 20; na foto, Coronel Davi com alguns dos homenageados – Assessoria

O Proerd é um projeto educacional preventivo que já formou mais de 278 mil crianças e adolescentes durante duas décadas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) comemorou os seus 20 anos de existência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com uma grande festa proposta pelo deputado estadual Coronel David (PSC) na tarde desta terça-feira (20), em Campo Grande.

Na sessão solene proposta pelo parlamentar, foram homenageadas personalidades importantes e profissionais que apoiaram o projeto nesses 20 anos de atividade. “A iniciativa do deputado Coronel David em proporcionar este momento mostra o carinho que ele tem com o projeto e com a instituição da Polícia Militar. Somos gratos a esse reconhecimento e com certeza é um incentivo a mais para ajudar crianças e jovens a fugirem das drogas e da criminalidade”, disse o Comandante Geral da Polícia Militar Waldir Ribeiro Acosta.

Para Bruno Gonçalves Ferraz, estudante de 9 anos, da Escola Estadual Lino Villacha, o Proerd é fundamental para ajudar as crianças a não seguir o caminho das drogas. “O Proerd ensina muita coisa legal sobre o perigo das drogas e como evitá-las. Todas as crianças devem evitar coisas que fazem mal a elas e as famílias, ou seja, dizer sempre não as drogas”, comentou Bruno.

O deputado Coronel David afirmou que a celebração é uma forma de homenagear o projeto e os profissionais por seus relevantes serviços prestados na formação da criança e do jovem no combate às drogas e à criminalidade. “O trabalho dos policiais militares e outros profissionais envolvidos durante esses 20 anos de Proerd ensinaram a estudantes boas maneiras, formas de respeitar o próximo, como levar uma vida segura, saudável longe da violência e das drogas e como contribuir para um mundo no qual há respeito pelo próximo. Esse é um verdadeiro exercício de cidadania que a Polícia Militar oferece a sociedade, por isso nada mais justo que realizar essa homenagem”, frisou David.

O Proerd é um projeto educacional preventivo que já formou mais de 278 mil crianças e adolescentes durante os 20 anos de existência, e tem como objetivo propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar (PM) na questão do uso indevido de drogas e da violência. Implantado em junho de 1997, o programa é ministrado atualmente por 63 policiais militares que foram selecionados rigorosamente e capacitados com o curso de formação de instrutor para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano, crianças de adolescentes do 5º e 7º ano do ensino fundamental e o Proerd para pais.

Os conhecimentos sobre os danos do uso e abuso das drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos por meio de lições com a utilização de um Livro do Estudante Proerd e cartazes, aplicando-se uma aula semanal por turma, com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras, entre outras atividades.

Confira a lista de homenageados:
Marina Fátima Perentel Fabro
Luís Felipe Ribeiro Orro
Mafuci Kadri
Roseli Aparecida
Maria Eulalia Rocha dos Santos
Ludmila de Paula Castro Silva
Aluisio São José
Franciel Oliveira
Ana Paula de Matos
Alcir Gonçalves Dias
Valdecir Malacarne
Roberto Tavares Almeida
Valdir Alves Pereira
Labibe Esther Esgaib Kayatt
Maria Leny Antunes Klaus
Renata Sanches Franco Icassati
Maria de Fátima Dutra Rodrigues
José Roberto Teixeira
Clara Endo
Luciene Cavalheri
Salete Terezinha Santin
Edma Costa de Almeida
Junior Mochi
Valdir Couto de Souza Junior
Nelo José da Silva
Marcelo Ferreira Pelegrini