Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano – Divulgação

O Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou o início da produção da vacina Butantan-DV contra a dengue. Apesar desse avanço, a imunização em massa da população brasileira ainda não será possível neste ano de 2025, pois a produção precisa alcançar uma escala suficiente para atender a demanda nacional.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que, embora o Butantan já esteja fabricando as doses, ainda não há previsão de vacinação em larga escala. O instituto estima produzir um milhão de doses em 2025, com a meta de atingir 100 milhões de unidades até 2027. Para que a distribuição ocorra, é necessário que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conclua a análise dos documentos apresentados sobre a vacina.

Após a liberação da Anvisa, a Butantan-DV precisará ser aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) antes de ser incluída no programa nacional de imunização. A vacina será aplicada em dose única e, segundo a ministra, apresentou uma “excelente eficácia” nos estudos clínicos, reforçando sua importância no combate à dengue.

Enquanto a vacina não está disponível em grande escala, o governo mantém esforços para controlar a proliferação do Aedes aegypti. Em Brasília, a ministra Nísia Trindade se reuniu com especialistas, representantes de instituições de saúde e associações para discutir estratégias de combate à dengue e outras arboviroses.

Além disso, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação irão reforçar o programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios do país. Como parte das ações, escolas públicas receberão borrifação de inseticida com ação prolongada e serão promovidas iniciativas de conscientização e mobilização da comunidade escolar para reduzir a incidência da doença.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.