DEM Mulher MS inicia por Campo Grande seminários para capacitar candidatas

Uma das palestrantes do Seminário será Luciane Panke – Foto: Lorena Panassolo

No dia 09 de novembro acontece em Campo Grande o Seminário “Mulheres Democratas e a Participação Efetiva na Política”. O evento será realizado no Jandaia Hotel e ocorrerá o dia todo, das 8h30 às 18h. A ação faz parte da mobilização nacional promovida pelo Democratas para fortalecer a atuação política das mulheres no Mato Grosso do Sul e em todo país.

O Seminário tem o objetivo de subsidiar as mulheres com informações sobre os desafios da vida pública, fornecer embasamento para melhor instrumentalizar as campanhas eleitorais e ampliar o conhecimento das participantes sobre a Legislação Eleitoral.  Hoje, estima-se que 1.291 municípios não possuam sequer uma vereadora, e outros 1.963 têm apenas uma mulher eleita para a Câmara Municipal. Em Campo Grande, dos 29 parlamentares duas cadeiras são ocupadas por mulheres.

Uma das palestrantes do Seminário será Luciane Panke, pós-doutora na linha de Comunicação Política, da “Universidad Autónoma Metropolitana” do México com pesquisa sobre propaganda eleitoral de mulheres na América Latina; autora do livro “Campañas electorales para mujeres – retos y tendéncias” (publicado no México e na Argentina); em 2016, foi eleita uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política pela “The Washington Academy of Political Arts & Sciences” (EUA); integrante do “Comité de Apoyo a Mujeres Líderes” da Espanha; já publicou mais de 50 capítulos de livros no Brasil e no exterior. Atualmente é Diretora de Comunicação Institucional e Marketing da UFPR e Vice-Presidente da “Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales”.

O outro palestrante é o doutorando em Políticas de Comunicação na Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa sobre campanhas eleitorais de mulheres no Brasil, Gerson Scheidweiler. Foi assessor da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e ajudou a desenvolver, em 2013, o projeto “Mulher, Tome Partido!”, para o estímulo à filiação política de mulheres. Atualmente é coordenador-adjunto do projeto “Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas”, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

São esperadas 100 participantes de todo o Mato Grosso do Sul e a presença de autoridades do partido Democratas. Outros 3 seminários vão acontecer no mês de novembro nas cidades de Três Lagoas, Coxim e Maracaju.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.