Délia recebe selo ‘Prefeitura Amiga da Mulher’ e destaca “luta constante”

Sônia Pimentel, da CPPM, entrega à prefeita Délia Razuk o selo ‘Prefeitura Amiga da Mulher’ – Foto: Marcos Pierry

A prefeita Délia Razuk recebeu das mãos de Sônia Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, o selo “Prefeitura Amiga da Mulher” entregue a Dourados em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor. O reconhecimento advém do projeto ‘Acalento’, que levou atendimento mais humanizado e ágil para crianças e mulheres vítimas de violência sexual em Dourados e região.

Durante a entrega, a prefeita destacou satisfação com a honraria, entregue a apenas três cidades do Mato Grosso do Sul, sendo Dourados, Juti e Rio Verde. “Estou muito feliz! É uma luta muito importante, e que não podemos parar nunca”, enfatizou Délia.

A proposição da honraria é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Subsecretaria Especial de Cidadania e da Subsecretaria de políticas Públicas para Mulheres, onde “a gestora pública Délia Razuk recebe o destaque pelo incentivo e implementação do projeto desenvolvido nos eixos de enfrentamento à violência contra mulheres e estímulo ao empreendedorismo feminino”.

Projeto Acalento

Oficializado em maio de 2018, o projeto ‘Acalento’ concentra as etapas policial, de perícia e psicológica, que envolve quem sofre crime sexual, no Hospital Universitário.

A integração entre instituições municipais, estaduais e federais possibilita a confecção do boletim de ocorrência, perícia, anticoncepção e profilaxia contra doenças sexualmente transmissíveis em um único local, de forma a evitar o deslocamento das vítimas entre várias instituições, a desistência em cumprir etapas no atendimento.

Além do HU, o Núcleo de Medicina Legal de Dourados, Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Delegacia de Atendimento à Mulher, Polícia Civil são parceiros da ação.