Délia abre Agosto Lilás, destaca melhorias e celebra Prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher”

Evento marcou abertura do Agosto Lilás, que terá ações em instituições públicas e privadas durante todo o mês – Foto: A. Frota

A campanha Agosto Lilás marca 12 anos da criação da Lei Maria da Penha e, para o período, a Prefeitura de Dourados realiza uma série de ações visando a abordar a defesa dos direitos das mulheres. Na manhã desta quarta-feira (01) ocorreu a abertura das atividades no auditório do CAM. A prefeita Délia Razuk abordou a importância da Lei 11.340/06 e os diferenciais em serviços para as mulheres conquistados em Dourados. O encontro que reuniu diversas autoridades.

“Eu sempre falei da importância de dispormos de uma unidade de atendimento à mulher que contasse com psicóloga e neste começo de gestão, com o apoio de outros organismos públicos, conseguimos esse encaminhamento. Agora estamos direcionando uma assistente social para a Delegacia da Mulher e ressalto que é um trabalho que envolve o esforço de todos, é uma luta de todas as mulheres e tem o empenho incessante da nossa Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres”, pontuou.

A prefeita aproveitou a abertura para celebrar o Prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher”. Dourados foi selecionada para receber este selo social. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com o objetivo de conhecer e valorizar as práticas desenvolvidas pelas prefeituras nos eixos de enfrentamento à violência contra as mulheres e incentivo ao empreendedorismo feminino.

Prefeita Délia Razuk falou emocionada das conquistas da gestão para melhorias dos serviços oferecidos à população – Foto: A. Frota

“É com muito orgulho que recebemos esse prêmio. Quero parabenizar nossa Coordenadoria. E o que depender de mim, vamos continuar o trabalho na nossa cidade, com combate e prevenção, especialmente para que no futuro a igualdade e o respeito entre os gêneros seja algo natural”, destacou.

A titular da Delegacia de Atendimento a Mulher, delegada Paula Ribeiro, abordou que a administração municipal tem se preocupado para a um atendimento completo na unidade e que a Delegacia tem sido um referencial atualmente.

“Com o apoio da gestão atual e do Ministério Público contamos com a psicóloga no local e agora estamos muito próximos de conseguir a cessão de uma assistente social para atuar na unidade, novamente devido à sensibilidade de Délia Razuk”, disse ela, citando também a chegada recente da delegada titular Estela Senatori, para atuar na Delegacia.

O trabalho conjunto de toda a Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher foi ressaltado pela delegada como “essencial para que a vítima saia da situação de violência doméstica”.

Ela destacou a importância das ações da Guarda Municipal no apoio dos serviços. Recentemente a DAM trabalhou o tema de violência doméstica junto aos guardas municipais que se encontram em treinamento. “A GM tem um papel cada vez maior no atendimento às vitimas e é um diferencial esse trabalho”, citou.

A prefeita ainda destacou que outro desafio para “um trabalho com mais excelência na Rede Municipal de Ensino” e também envolvendo a conscientização quanto à igualdade de gênero, é a busca para integrar assistente social e psicóloga nas escolas.

O secretário Upiran Gonçalves pontuou que os encaminhamentos quanto a essas melhorias serão feitos. Ele ainda aproveitou para citar que participa com o orgulho da atual gestão “sob jugo competente de uma mulher”.

Na abertura do evento, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Sonia Maria Rodrigues Pimentel, agradeceu o empenho de todos na luta constante de defesa dos direitos femininos, com destaque ao fato de que “em períodos específicos as atividades neste aspecto são intensas, no entanto, ocorrem durante todo o ano junto a parcerias diversas”.

Ela enfatizou que em agosto as ações serão levadas às escolas municipais para que a conscientização chegue até as crianças e adolescentes.

As mulheres indígenas encaminharam ao cerimonial do evento uma mensagem de agradecimento à prefeita Délia Razuk pela atuação em defesa delas.

O evento de abertura do “Agosto Lilás” contou com apresentação cultural (participação de Izabel Souza) e ainda palestras de esclarecimentos sobre a lei e motivacionais.