Carga tinha como destino a região de Maracaju

Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na tarde desta segunda-feira (4), em Maracaju, uma caminhonete Ford F-100 carregada com 1.300 quilos de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguai, conduzida por um homem de 30 anos.
Os agentes do DOF realizavam patrulhamento na BR-267, na altura do Distrito de Vista Alegre, quando abordaram o veículo. Durante a vistoria, foram encontrados galões de 20 litros e pacotes granulados de um quilo com o produto ilegal. Ao ser questionado, o motorista afirmou ter sido contratado para entregar a carga em uma propriedade rural na região de Maracaju.
Segundo a Direção do DOF, o uso de defensivos agrícolas sem regulamentação representa uma ameaça à saúde pública, à biodiversidade e ao meio ambiente, com potencial para contaminar água, solo e alimentos com substâncias tóxicas.
O motorista detido e a caminhonete com a carga ilegal foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Dourados. A apreensão representa um prejuízo estimado de R$ 1,4 milhão ao crime.
A operação faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).