Pesquisa realizada pela marca durante o fim de semana constatou que 48% dos entrevistados não têm ou teriam produtos para até 1 semana

A Ticket, marca pioneira no setor de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, preparou um levantamento inédito realizado entre os dias 26 e 27 de maio com 5.046 usuários dos benefícios da marca: Ticket Restaurante, Ticket Alimentação e Ticket Transporte, de todo o Brasil. Eles foram questionados sobre os impactos das manifestações na disponibilidade de alimentos em estabelecimentos e supermercados, bem como na organização das empresas para enfrentar a crise de abastecimento que afetam a mobilidade. De acordo com as respostas dos moradores do Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, quase a metade deles não possui estoque superior a uma semana, ou mesmo não possui, em meio à crise de abastecimento sofrida.

Em toda a região é possível perceber que há falta de produtos frescos, tais como os citados acima e de carnes e ovos, por exemplo, que somados chegam a 48% do total das referências feitas pelos consumidores. Já as maiores altas de preços foram encontradas em verduras, legumes e frutas e não há percepção de queda na qualidade dos produtos por mais da metade (59%) das pessoas consultadas.

“Fizemos um levantamento com os empregados que fazem parte da nossa base de usuários das soluções de benefícios ao trabalhador e que utilizam nosso aplicativo em smartphones como uma forma de mostrar o cenário mais próximo do real aos brasileiros. Sabemos que os consumidores já estão enfrentando dificuldade para encontrar parte dos produtos ideais para uma cesta que possa garantir uma alimentação mais equilibrada e saudável”, explica a Diretora Geral da Ticket, Marília Rocca.

Outro ponto importante do levantamento é a confiança do consumidor com o estabelecimento que se mantém alta, 84% das pessoas se manterão fiéis aos pontos comerciais com a normalização do abastecimento. Apenas 41% mencionam procurar outras unidades ou concorrentes para encontrar um produto que está em falta em sua lista. “Isso pode significar que o cliente não atribuiu ao estabelecimento a culpa pela indisponibilidade do produto”, complementa Marília.

No quesito mobilidade, 53% dos participantes do levantamento já estão em buscas de formas alternativas ao transporte público. Outro ponto curioso registrado é o alto índice de respostas negativas para a preparação das empresas para contornar problemas gerados pelas paralisações. Apenas 22% da base alegaram ter algum esquema especial para os próximos dias, entre eles o trabalho realizado de casa é o que desponta como principal solução.

A situação no Brasil

No levantamento realizado em todo o País, as verduras e legumes lideram as respostas sobre problemas enfrentados para encontrar nos estabelecimentos e da alta do valor de venda com 56% das menções, seguidas de frutas, carnes e ovos. A dificuldade não parece ter afetado itens industrializados, como comida congelada e biscoitos, por exemplo, que quase não foram citados.

Para 45,5% dos brasileiros que participaram do levantamento, o estoque de mantimentos é inexistente ou durará até uma semana e outros 43% se dizem preparados para suportar de 15 a 30 dias de falta de abastecimento. “Fizemos um levantamento com os empregados beneficiados que fazem parte da nossa base de usuários das soluções de benefícios ao trabalhador e que utilizam nosso aplicativo em smartphones como uma forma de mostrar o cenário mais próximo do real aos brasileiros. São mais de 5 milhões de downloads de nosso aplicativo e todos foram convidados a participar da pesquisa. Pelas respostas, percebemos que muitos deles não estavam preparados para a redução da disponibilidade de itens e já enfrentam dificuldade para encontrar parte dos produtos ideais que garantem uma alimentação mais equilibrada e saudável”, explica a Diretora Geral da Ticket, Marília Rocca.

Outra informação apontada é a confiança do consumidor com o estabelecimento, que se manteve alta. Do total, 85% das pessoas dizem que se manterão fiéis aos pontos comerciais com a normalização do abastecimento. Apenas 42% dos participantes mencionam procurar outras unidades ou concorrentes para encontrar um produto que está em falta em sua lista. “Isso pode significar que o cliente não atribuiu ao estabelecimento a responsabilidade pela indisponibilidade do produto”, complementa Marília. A dificuldade de abastecimento afetou pouco o funcionamento e abertura de estabelecimentos nos últimos dias. Apenas 28% dos usuários encontraram restaurantes e comércios fechados por conta da crise.

A sondagem ainda contempla a parte de mobilidade e as estratégias das empresas para os próximos dias. Ao todo, 51,6% dos trabalhadores já estão procurando formas alternativas para se locomover sem a dependência do transporte público. “Um ponto de atenção é o alto índice de respostas negativas, cerca de 74%, que mostra ausência de planos emergenciais das empresas em caso de prolongamento da crise de abastecimento”, pondera Marília. Na outra ponta, das que elaboraram estratégias específicas para a ocasião, formas alternativas de locomoção, como transporte por aplicativo, caronas ou bicicleta, conciliada com a prática de trabalho remoto, devem facilitar a manutenção de suas operações.

Sobre a Ticket

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante, primeiro benefício brasileiro de alimentação ao trabalhador no Brasil e que nasceu no mesmo ano que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. Nestes 42 anos no País, a marca é quem possui a maior rede de adquirentes atualmente no mercado (Rede, Cielo, Getnet, PagSeguro, Elavon e Stone) e ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos e serviços inovadores e pioneiros nos segmentos de alimentação, transporte, cultura e premiação:

  • Ticket Restaurante (assegura a qualidade das refeições dos colaboradores e aumenta a produtividade da empresa).
  • Ticket Alimentação (concede liberdade de escolha na compra de alimentos).
  • Ticket Transporte (oferece gestão de vale-transporte para pequenas, médias e grandes empresas há mais de 20 anos).
  • Ticket Cultura (benefício de incentivo ao consumo de produtos e serviços culturais).
  • Presente Perfeito e Duo Card (uma forma de reconhecer e incentivar o trabalhador com um cartão pré-pago aceito em todo o território nacional).
  • Ticket Plus (solução de antecipação salarial com a maior rede de farmácias do Brasil).

Com abrangência nacional, são mais de 130 mil empresas clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados.

A Ticket é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, reconhecida na categoria Serviços Financeiros no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, pela IT Mídia em 2017, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico, que também integra as marcas Ticket Log, Repom, Accentiv’ e a Edenred Soluções Pré-Pagas, pioneiras nos segmentos de gestão de despesas corporativas e incentivos e recompensas. Além disso, conquistou a certificação ISO 14001 e foi eleita 20 vezes uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com ranking do Great Place to Work. Ainda de acordo com o ranking, a Ticket também foi eleita uma das melhores empresas para mulher trabalhar – GPTW, em 2017. Em dez anos, a companhia recebeu por nove vezes o prêmio Fornecedores de Confiança, como uma das fornecedoras de maior grau de confiabilidade com seus clientes, além de ser a ganhadora histórica do Top of Mind de RH, na categoria Benefício-Refeição, por 16 vezes, em 20 edições do prêmio.

Sobre a Edenred

A Edenred é líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. Disponíveis por meio de cartões, aplicativos móveis, plataformas on-line ou vouchers de papel, todas essas soluções significam maior poder de compra para empregados, gerenciamento de despesas otimizado para as empresas e negócios adicionais para os comerciantes credenciados.

A oferta de produtos da Edenred no Brasil é baseada em três linhas de negócios:

  • Benefícios ao Trabalhador (Ticket, com os produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Transporte, Ticket Cultura, Ticket Plus, Presente Perfeito e DuoCard).
  • Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, com os produtos Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo; Repom, com soluções de gestão de pagamento e recebimento de frete e pedágio).
  • Soluções complementares, incluindo pagamentos corporativos (Accentiv’, com serviços de premiação, incentivo e fidelização, rede de vantagens, tecnologia para programas de relacionamento, eventos, viagens e marketing direto; Edenred Soluções Pré-Pagas, com soluções para o varejo, corporativo, consumidor final, entre outros)

No Brasil, são mais de 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados, além de contar com 1.8 milhão de estabelecimentos credenciados à rede Mastercard no segmento de frete. Em 2017, conquistou o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços Financeiros, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico.

O Grupo Edenred reúne uma rede de relacionamentos única, com 44 milhões de empregados, 770 mil empresas e instituições públicas e 1,5 milhão de comerciantes credenciados.

Registrada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 45 países e conta com cerca de 8 mil colaboradores. Em 2017, o Grupo administrou cerca de € 20 bilhões em transações, das quais 70% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet.